A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO E DO RIO GRANDE DO SUL/BR
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202138Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Estudo de Pós Graduação, Estado do ConhecimentoResumo
Este artigo tem o intuito de apresentar um balanço do estado do conhecimento da produção acadêmica stricto sensu da Educação de Jovens e Adultos/EJA, desenvolvida no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, particularmente sobre os seus pressupostos teórico-metodológicos e principais objetos de pesquisa. O estudo constitui uma abordagem quanti-qualitativa, de cunho bibliográfico mediante a análise de conteúdo. A metodologia é de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica sobre a temática da EJA. Conta com o aporte teórico de Romanowski e Ens (2006), Bardin (1994, 2011), Franco (2005), Haddad (2000); Di Pierro, Ribeiro e Joia (2001), Meksenas (2002), Laffin e Dantas (2015), Losso (2012), entre outros. Resultados indicam que ainda há grandes necessidades e possibilidades de pesquisas em razão de objetos pouco abordados como: aprendizagem adulta e mediação pedagógica; relações étnicos raciais; gênero; educação nas prisões; juvenilização; formação docente inicial; abordagens cognitivas; o trabalho como princípio pedagógico.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos; estudos de pós-graduação; estado do conhecimento.
STRICTO SENSU ACADEMIC PRODUCTION ON YOUTH AND ADULT EDUCATION IN AND OF RIO GRANDE DO SUL / BR
Abstract
The objective of this study is to assess the state of knowledge of the stricto sensu academic production on Young and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, particularly on its theoretical-methodological assumptions and main objects of the research. The study has a quantitative and qualitative approach, bibliographical nature and was carried out through content analysis. The methodology is inventorial and descriptive of the academic production on EJA. The study is based on the theoretical contributions of Romanowski and Ens (2006), Bardin (1994, 2011), Franco (2005), Haddad (2000); Di Pierro, Ribeiro and Joia (2001), Meksenas (2002), Laffin and Dantas (2015), Losso (2012), among others. The results indicate that there are still great needs and possibilities of research due to objects poorly addressed as: adult learning and pedagogical mediation; racial ethnic relations; genre; education in prisons; juvenilization; initial teacher training; cognitive approaches; work as a pedagogical principle.
Keywords: youth and adult education; postgraduate studies; state of knowledge.
LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA STRICTO SENSU SOBRE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN EL Y DEL RÍO GRANDE DEL SUR / BR
Resumen
Este artículo tiene el propósito de presentar un estudio que sitúa el balance del estado del conocimiento de la producción académica stricto sensu sobre la Educación de Jóvenes y Adultos/EJA, desarrollada en el ámbito del estado de Rio Grande do Sul, Brasil, particularmente sobre sus presupuestos teórico-metodológicos y principales objetos. El estudio constituye un abordaje cuantitativo y cualitativo, de cuño bibliográfico mediante el análisis de contenido. La metodología es de carácter inventariante y descriptivo de la producción académica sobre la temática de la EJA. En el caso de que se trate de una de las más importantes, (2001), Meksenas (2002), Laffin y Dantas (2015), Losso (2012), entre otros. Los resultados indican que aún hay grandes necesidades y posibilidades de investigación en razón de objetos poco abordados como: aprendizaje adulto y mediación pedagógica; relaciones étnicas raciales; género; educación en las cárceles; juvenilización; formación docente inicial; enfoques cognitivos; el trabajo como principio pedagógico.
Palabras clave: educación de jóvenes y adultos; estudios de postgrado; estado del conocimiento.
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