TEXTO E LEITURA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo geral identificar e analisar as concepções de texto e de leitura presentes no Currículo Oficial de Língua Portuguesa do estado de São Paulo (2010). É, pois, um recorte do conteúdo da pesquisa de mestrado intitulada “A mediação docente e a formação do leitor no Programa São Paulo Faz Escola” (GUIMARÃES, 2016), realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Presidente Prudente, São Paulo. Realizou-se um estudo qualitativo, incluindo uma análise documental do Documento Paulista. Partindo do viés dialógico de língua (gem) e texto postulado por Bakhtin (2000; 2014), Geraldi (1997; 2012); Kristeva (1974) e Marcuschi (2008) e da concepção de leitura como atividade complexa de construção de sentidos (KLEIMAN, 1989; KOCH, 2010; SILVA, 2003; TREVIZAN, 2000; 2004) verificamos que o Currículo Oficial está em consonância com os pressupostos epistemológicos (histórico-culturais) que balizaram essa investigação, embora não apesente, explicitamente, uma concepção de leitura para direcionar o trabalho docente. Contudo, acreditamos que o referido material pode contribuir significativamente para a formação contínua do professor de língua portuguesa, possibilitando uma reflexão crítica sobre sua prática, bem como sobre as coleções didáticas distribuídas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e que são utilizadas como principal recurso didático nas aulas de língua materna.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.