PRODUÇÃO ESCRITA E COESÃO TEXTUAL: É POSSÍVEL TRABALHAR COM A SEQUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA?

Autores

  • Talita Goulart Ferreira

Resumo

Esse artigo trata das questões que envolvem a produção de textos em sala de aula. Tendo em vista que o ensino de língua portuguesa deve promover e estimular atividades que desenvolvam a produção escrita do aluno-autor, pretendemos apresentar atividades elaboradas a partir de uma proposta de escrita de um Livro Didático a ser realizada em sala de aula. Sabe-se que o LD é uma ferramenta bastante utilizada nas escolas e, por isso, propusemos o seu uso em sala de aula. Para isso, porém, professor tem o papel fundamental no que diz respeito ao uso do LD, devendo fazer um uso consciente desse material e realizar adaptações das atividades propostas sempre que necessário. Selecionamos uma atividade de um LD que explora uma proposta de escrita do gênero artigo, com ênfase nos conhecimentos enciclopédico e interacional. Dessa forma, acrescentamos questões relacionadas ao conhecimento linguístico do aluno e daremos enfoque ao uso de conectores no processo de escrita do gênero artigo. Os resultados desse trabalho indicam que é possível planejar o ensino de produção de textos a partir de atividades encontradas no LD. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Como Citar

FERREIRA, Talita Goulart.
PRODUÇÃO ESCRITA E COESÃO TEXTUAL: É POSSÍVEL TRABALHAR COM A SEQUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA?
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 48–62, 1 Out 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/7675. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A produção de gêneros textuais na escola