LEITURA, LINGUAGEM E LETRAMENTO: O USO DO CONTO DE FADAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Letramento, Letramento Literário, Gênero textual, Conto de Fadas

Resumo

O presente artigo possui como objetivo geral identificar como e/ou se ocorreu o letramento literário de alunos dos anos iniciais, do ensino fundamental. Para isso foi realizada uma pesquisa em uma turma de 5º ano de uma escola da rede pública municipal em Imperatriz, Maranhão. Na fundamentação teórica foi indispensável a concepção teórica de autores que  trazem ao centro das atuais discussões o papel da Linguística Aplicada bem como do letramento literário em relação ao entendimento que se tem sobre os gêneros textuais, além de desenvolverem pesquisas que apontam caminhos para um trabalho mais criterioso com gêneros, em específico, os contos de fadas, no âmbito escolar. A pesquisa se configurou como qualitativa interpretativa com aspectos da pesquisa ação e, além da observação, teve-se como instrumentos a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Foi feito ainda uso de produções escritas dos alunos. Os dados revelaram que houve um letramento literário apesar de ser pouco presente em sala de aula. Dessa forma, pode-se dizer que o letramento literário ocorre desde os anos iniciais de escolarização, apesar dos obstáculos, que principalmente as escolas periféricas enfrentam

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Tocantins/UFT

Está vinculado como Prof.º Adjunto II em Ciência Política no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Tocantins (UFT) e Coordenador do Grupo de Pesquisa Violência e Estado, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Possui doutorado em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2013. Possui Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição e programa, em 2009. Também, foi professor pela UFRGS no curso O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Foi bolsista de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Política (PPGCPOL), fazendo parte da equipe do Projeto de Investigação de Metodologia de Pesquisa em Ciência Política do Núcleo de Políticas Públicas (NEPU) e como professor docente do PPGCPOL/UFPel, no período 2013/2014. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, na gestão de abril de 2015 a abril de 2017. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa com o tema acerca da Literatura do Exílio, no período 2017/2018. Docente do PPG Letras/UFT e do PPG em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais/UFT. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa sobre cinema e literatura política, no período de 2019/2020. Trabalha com a linha de pesquisa em Memória Política, Partido marxista-leninista, Ditadura Civil-militar; Literatura e Política, realizando pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, Justiça de Transição e Literatura do Testemunho

Monica Assuncao Mourao, UEMASUL

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Atualmente é Professora Assistente II - 40h em regime de DE (Dedicação Exclusiva), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira, literatura e ensino e literatura infanto-juvenil. Pesquisadora do grupo GELITI (Grupo de Estudos Literários e Imagéticos) na linha de pesquisa em estudos literários em diálogo com outros saberes. No momento é Doutoranda na PPGL em Ensino de língua e literatura, na Universidade Federal do Tocantins-UFT, em Araguaína-TO

Referências

AMARILHA, M. Estão mortas as fadas? Petrópolis, RJ: Vozes, 2004 – Natal: EDUFRN.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 16ª ed.; Rio de Janeiro: Paz e terra, 2002.

COSSON, R. Letramento literário- teoria e prática. 2. ed.; São Paulo: Contexto, 2012.

GUIMARÃES, A. M. de M. Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p.421-438, 2010.

OLIVEIRA, M. A. de. Leitura prazer- Interação participativa da criança com a literatura infantil na escola. São Paulo: Paulinas, 1996.

PROOP. V. A morfologia dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Forense- Universitária, 2001.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 51, p.5-17, 2004.

__________________. Alfabetização e letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2011.

_________________.Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ZILBERMAN, R. Literatura infantil: Livro, leitura, leitor. In (Org). A produção cultural para a criança. São Paulo: Mercado Aberto, 1984.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo; MOURAO, Monica Assuncao.
LEITURA, LINGUAGEM E LETRAMENTO: O USO DO CONTO DE FADAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 335–353, 4 Dez 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16646. Acesso em: 30 out 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários