LEITURA, LINGUAGEM E LETRAMENTO: O USO DO CONTO DE FADAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Letramento, Letramento Literário, Gênero textual, Conto de FadasAbstract
O presente artigo possui como objetivo geral identificar como e/ou se ocorreu o letramento literário de alunos dos anos iniciais, do ensino fundamental. Para isso foi realizada uma pesquisa em uma turma de 5º ano de uma escola da rede pública municipal em Imperatriz, Maranhão. Na fundamentação teórica foi indispensável a concepção teórica de autores que trazem ao centro das atuais discussões o papel da Linguística Aplicada bem como do letramento literário em relação ao entendimento que se tem sobre os gêneros textuais, além de desenvolverem pesquisas que apontam caminhos para um trabalho mais criterioso com gêneros, em específico, os contos de fadas, no âmbito escolar. A pesquisa se configurou como qualitativa interpretativa com aspectos da pesquisa ação e, além da observação, teve-se como instrumentos a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Foi feito ainda uso de produções escritas dos alunos. Os dados revelaram que houve um letramento literário apesar de ser pouco presente em sala de aula. Dessa forma, pode-se dizer que o letramento literário ocorre desde os anos iniciais de escolarização, apesar dos obstáculos, que principalmente as escolas periféricas enfrentamDownloads
References
AMARILHA, M. Estão mortas as fadas? Petrópolis, RJ: Vozes, 2004 – Natal: EDUFRN.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 16ª ed.; Rio de Janeiro: Paz e terra, 2002.
COSSON, R. Letramento literário- teoria e prática. 2. ed.; São Paulo: Contexto, 2012.
GUIMARÃES, A. M. de M. Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p.421-438, 2010.
OLIVEIRA, M. A. de. Leitura prazer- Interação participativa da criança com a literatura infantil na escola. São Paulo: Paulinas, 1996.
PROOP. V. A morfologia dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Forense- Universitária, 2001.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 51, p.5-17, 2004.
__________________. Alfabetização e letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2011.
_________________.Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
ZILBERMAN, R. Literatura infantil: Livro, leitura, leitor. In (Org). A produção cultural para a criança. São Paulo: Mercado Aberto, 1984.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.