Estágio Supervisionado Docente e novas linguagens no ensino de Geografia

Autores/as

  • Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo Universidade Federal de Campina Grande (PB).

DOI:

https://doi.org/10.18764/

Palabras clave:

Estágio Supervisionado, Docência, Metodologias Alternativas, Ensino de Geografia, Cotidiano escolar.

Resumen

Neste trabalho, refletimos acerca do que fazer docente na orientação aos educandos da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II, ministrada no curso de Licenciatura em Geografia, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba, Brasil, no ano de 2014.Refletimos sobre a nossa atuação docente na área de ensino de geografia por ocasião da organização do trabalho educativo, nas atividades de estágio supervisionado, entendendo que este ocorre mediante a práxis transformadora, assim como a sociedade atual perpassa por desafios no âmbito da educação do Século XXI, especialmente, focando as questões relacionadas ao cotidiano escolar e ao papel do professor,na contemporaneidade. Discutimos as noções de Projeto de Estágio Docência, a observação do ambiente escolar e o planejamento pautado na educação por competência cidadã, mediada pelas metodologias alternativas, no ensino de Geografia, para a viabilização do processode ensino e aprendizagem. Consideramos importante o estudo dos componentes do planejamento docente (objetivos, competências,habilidades, conteúdos, avaliação – conceito, função e importância), na formação inicial, como forma de qualificar as atividades realizadas no período de regência docente, bem como a escolha das metodologias apropriadas às especificidades dos/as educandos/as, propiciando lhes a apreensão do saber ensinar/aprender. Sobre a metodologia, os educandos/as estagiários/as em formação inicial, desenvolvem práticas de ensino sob a forma de planejamento e elaboração de materialdidático para a aplicação na escola da Educação Básica, considerando se as experiências vivenciadas nesta durante o Estágio Docência, como uma forma para dimensionar o saber-fazer docente. Os resultados indicam a necessária orientação aos educandos, o diálogo, as trocasde experiências na confecção do projeto e na execução do Estágio Docência, construções essas desafiadoras para se experimentar a prática docente crítica reflexiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo, Universidade Federal de Campina Grande (PB).

Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande (PB). Doutora em Educaçãona linha de Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Cómo citar

LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega Di.
Estágio Supervisionado Docente e novas linguagens no ensino de Geografia
. Revista Educação e Emancipação, p. p. 93–115, 4 sep. 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3918. Acesso em: 10 feb. 2026.

Número

Sección

Artigos