“A roupa nova dos reis”: interculturalidade e saberes das indumentárias usadas na Festa da Marierrê
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e26336Palavras-chave:
Educação, Indumentária, InterculturalidadeResumo
O artigo “A roupa nova dos reis”: Interculturalidade e saberes das indumentárias usadas na festa da Marierrê tem como objetivo investigar as indumentárias e os saberes interculturais interpostos nas vestimentas da Marierrê como símbolos de poder e de resistência cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza etnográfica, apoiada nos estudos de Geertz (2008). Ancora-se nos pressupostos teóricos de Walsh (2009) e Vera Candau (2012). Dentre as considerações, a pesquisa aponta para a presença da interculturalidade crítica e de saberes que perpassam as indumentárias luxuosas, coloridas e pomposas usadas pela realeza durante os dias da Marierrê. Em vista disso, tais indumentárias configuram-se como educativas ao comunicarem significados que articulam elementos da ancestralidade, da identidade cultural amazônica e da resistência às estruturas coloniais.
Downloads
Metrics
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Festas para que te quero: por uma historiografia do festejar. Patrimônio e Memória, v.7, n.1, p. 134-150, 2011. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3741. Acesso em 7 de dez. de 2025.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1987.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v10n29/v10n29a09.pdf. Acesso em 7 de dez. de 2025.
CANDAU, Vera Maria (Coord.). Multiculturalismo, direitos humanos e educação: a tensão entre igualdade e diferença. Relatório de pesquisa, CNPq/Departamento de Educação, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2008.
CARDOSO, Paulino de Jesus Pantoja. Prefácio. In: RASCKE, Karla Leandro; PINHEIRO, Lisandra Barbosa Macedo (Orgs.). Festas da diáspora negra no Brasil: memória, história e cultura. Porto Alegre: Pacartes, 2016. pp. 7-9.
COSTA, Benedito Lelio. Mari errê arrá: Manifestações religiosas afro-brasileiras e a simbologia poética de afirmação do ser negro. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura), Universidade Federal do Pará, Cametá, 2020.
CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009
FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural: mediações necessárias. Petrópolis: Vozes, 2020.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
LACHMANN, Renate. Memória e literatura: intertextualidade em literatura. São Paulo: Perspectiva, 1988.
RAMOS, Kellyane Lisboa; NOGUEIRA Eulina Maria Leite; FRANCO, Zilda Gláucia Elias. A interculturalidade crítica como alternativa para uma educação crítica e decolonial. EccoS - Revista Científica, São Paulo, n. 54, p. 1-10, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782020000300207. Acesso em 7 de dez. de 2025.
RODRIGUES, Denise Sousa Simões; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MOTA NETO, João Colares de; TÁVORA, Maria Josefa de Souza. Cultura, cultura popular amazônica e a construção imaginária da realidade. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos (Orgs.). Cartografias de Saberes: representações sobre a cultura amazônica em práticas de educação popular. Belém: EDUEPA, 2007. p 21-36.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do Imperador - D. Pedro II um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e (re) viver. In: WALSH, Catherine et al. Decolonialidade e práticas pedagógicas insurgentes. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 12-25.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação e Emancipação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.










