A educação como campo de disputa de saberes e de afirmação social: para a construção de uma pedagogia latino-americana

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n3p13-35

Palavras-chave:

Pedagogia Latino-americana. Direito à educação. Reformas educacionais.

Resumo

O artigo discute com base na teoria crítico-social latino-americana os processos de mudança mais recentes no campo educativo, que têm representado uma ruptura no papel tradicionalmente desempenhado pelos sistemas escolares na construção de hegemonias políticas. Para isso, traz dois exemplos de política pública educacional que expressam a institucionalização de projetos alternativos que dão voz e lugar a sujeitos historicamente silenciados. As principais conclusões apontam para a complexidade da discussão ao identificar que, ao incorporar novos sujeitos, os sistemas educacionais se vêem obrigados a enfrentar a contradição entre o acesso e a permanência, que toca no ponto fulcral da sua estrutura: o currículo. Tal processo instaura um campo de disputa entre os saberes e práticas que são valorizados, porque desta disputa deriva o reconhecimento social daqueles que estão autorizados a participar como sujeitos. 

Palavras-chave: Pedagogia Latino-americana. Direito à educação. Reformas educacionais.

 

Education as a field of dispute of knowledge and social affi rmation: for the construction of a Latin American pedagogy

ABSTRACT

The article discusses the most recent processes of change in the educational field, based on Latin American social-critical theory, which have represented a rupture in the role traditionally played by school systems in the construction of political hegemonies. For this, it brings two examples of educational public policy that express the institutionalization of alternative projects which give voice and place to historically silenced subjects. The main conclusions point out to the complexity of the discussion when identifying that, when incorporating new subjects, the educational systems are forced to face the contradiction between access and permanence, which touches the crux of its structure: the curriculum. This process establishes a field of dispute between the knowledges and practices that are valued, because of this dispute derives the social recognition of those who are allowed to participate as subjects.

Keywords: Latin American Pedagogy. Right to education. Educational reforms.

 

La educación como campo de disputa de saberes y de afirmación social: para la construcción de una pedagogía latinoamericana

RESUMEN

El artículo discute con base en la teoría crítico-social latinoamericana los procesos de cambio más recientes en el campo educativo, que han representado una ruptura en el papel tradicionalmente desempeñado por los sistemas escolares en la construcción de hegemonías políticas. Para ello, trae dos ejemplos de política pública educativa que expresan la institucionalización de proyectos alternativos que dan voz y lugar a sujetos históricamente silenciados. Las principales conclusiones apuntan a la complejidad de la discusión al identifi car que, al incorporar nuevos sujetos, los sistemas educativos se ven obligados a enfrentar la contradicción entre el acceso y la permanencia, que toca en el punto central de su estructura: el currículo. Tal proceso instaura un campo de disputa entre los saberes y prácticas que son valorizados, porque de esta disputa deriva el reconocimiento social de aquellos que están autorizados a participar como sujetos.

Palabras clave: Pedagogía Latinoamericana. Derecho a la educación. Reformas educativas

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Biografia do Autor

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular de Políticas públicas em Educação (UFMG). Pesquisadora PQ1A/CNPq.Coordenadora Geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (www.redeestrado.org)

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Publicado

2018-09-19

Como Citar

OLIVEIRA, Dalila Andrade.
A educação como campo de disputa de saberes e de afirmação social: para a construção de uma pedagogia latino-americana
. Revista Educação e Emancipação, v. 11, n. 3, p. p.13–35, 19 Set 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9724. Acesso em: 22 dez 2024.

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