Representações sociais da sexualidade e da educação integral: um estudo entre professores da rede pública de ensino

Autores

  • Hannanda Campos Mendes Rede de Ensino no Fundamental I do Município de Parnaíba-PI.
  • Ludgleydson Fernandes de Araújo Universidade Federal do Piauí –UFPI.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n1p191-207

Palavras-chave:

Sexualidade. Educação Integral. Representações sociais.

Resumo

Objetivou verificar as representações sociais da sexualidade e da Educação Integral entre professores da rede pública de ensino. Para tanto, participaram 20 professores da rede municipal de ensino de Parnaíba-PI, sendo que 75% são mulheres com a idade variando entre 23 aos 52 anos, os outros 25% restantes são homens com a idade variando entre 24 aos 45 anos de idade. Utilizou-se de um questionário sociodemográfico e do Teste de Associação Livre de Palavras com os estímulos indutores “Sexualidade” e “Educação Integral”. Os dados foram analisados através da técnica de rede semântica, considerando o tamanho e núcleo de rede, peso semântico e distância semântica quantitativa. Observou-se que os professores possuem uma ideia romântica do que seja a sexualidade não lhe atribuindo um cunho reflexivo, tão necessário na atualidade em que se vive, revestida de intolerância e preconceito. Ao se tratar da educação integral estes possuem uma compreensão positiva sobre esta e demonstram entender, que por meio dela, possa-se chegar a uma educação de qualidade. Assim, por meio do seguinte trabalho é possível compreender a importância da discussão desses temas e o quanto ainda precisam ser refletidos pelas instituições escolares como também pela sociedade como um todo, objetivando, dessa forma, se chegar a um ideal de educação.

Palavras-chave: Sexualidade. Educação Integral. Representações sociais.

Social representations of sexuality and Integral Education: a study of teachers from public schools

ABSTRACT

Aimed to verify the social representations of sexuality and Integral Education of teachers from public schools. Therefore, participated 20 teachers from municipal Parnaíba-PI school, and 75% are women with ages ranging from 23 to 52, the other remaining 25% are men with ages ranging from 24 to 45 years old. We used a sociodemographic questionnaire and Free Association Test words with stimuli: “Sexuality” and “Integral Education”. Data were analyzed through the semantic network technique, considering the size and core network, semantic weight and quantitative semantic distance. It was observed that the teachers have a romantic idea of what sexuality is not giving them a reflective nature, so necessary today in which we live, coated intolerance and prejudice. When dealing with the comprehensive education they have a positive understanding of this and also show and understand that through they get to an education of quality. Thus, through the following work it is possible to understand the importance of discussing these issues and how much it still needs to be reflected by educational institutions as well as by society as a whole, thus aiming to reach an ideal of education.

Keywords: Sexuality. Integral Education. Social representations.

Representaciones sociales de la sexualidad y la educación integral: Un estudio de la enseñanza de los maestros de escuelas públicas

RESUMEN

El objetivo de este estudio fue verificar las eepresentaciones sociales de la sexualidad y la educación integral de los maestros de las escuelas públicas. Por lo tanto, participaron 20 profesores de la escuela municipal de Parnaíba-PI, Brasil y el 75% son mujeres con edades con tamaños de 23 a 52, el 25% restante son otros hombres con edades comprendidas entre los 24 a 45 años de edad. Se utilizó un cuestionario sociodemográfi co y las palabras de prueba libre asociación con estímulos: “La sexualidad” y “educación integral”. Los datos fueron analizados mediante la técnica de la red semántica, teniendo en cuenta el tamaño y la red central, carga semántica y la distancia semántica cuantitativa. Se observó que los maestros tienen una idea romántica de lo que la sexualidad no le está dando un carácter refl exivo, tan necesaria hoy en día en el que vivimos, la intolerancia y los prejuicios recubierto. Cuando se trata de la formación integral que tienen una comprensión positiva de este espectáculo y entienden que a través de ella llegar a una educación de calidad. De este modo, a través del siguiente trabajo es posible entender la importancia de discutir estos temas y cuánto todavía tiene que ser reflejada por las instituciones educativas, así como por la sociedad en su conjunto, con el objetivo de alcanzar tanto un ideal de la educación.

Palabras clave: Sexualidad. Educación Integral. Representaciones sociales.

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Biografia do Autor

Hannanda Campos Mendes, Rede de Ensino no Fundamental I do Município de Parnaíba-PI.

Especialista em Docência do Ensino Superior e Docência na Escola de Tempo Integral. Professora da rede de ensino no fundamental I do município de Parnaíba-PI. E-mail: hannandacm@yahoo.com.br.

Ludgleydson Fernandes de Araújo, Universidade Federal do Piauí –UFPI.

Doutor em Psicologia pela Universidade de Granada (Espanha) com período sanduíche na Universitá di Bologna (Itália). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociologia (Stricto-Sensu) e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Piauí –UFPI. E-mail: ludgleydson@yahoo.com.br.

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Publicado

2017-06-13

Como Citar

MENDES, Hannanda Campos; ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes de.
Representações sociais da sexualidade e da educação integral: um estudo entre professores da rede pública de ensino
. Revista Educação e Emancipação, p. p.191–207, 13 Jun 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6977. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos