Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Notícias
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v.9, n.2, jul./dez. 2016
v.9, n.2, jul./dez. 2016
Publicado:
2016-12-26
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Editorial
Maria Núbia Barbosa Bonfim
Maria Núbia Barbosa Bonfim
p. 9-11
PDF
Artigos
PLANEAMENTO DE RECURSOS EDUCATIVOS EM PORTUGAL AO LONGO DOS ÚLTIMOS 80 ANOS
Lúcia Santos, António Manuel Rochette Cordeiro, Luís Alcoforado
p. 13-35
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p13-35
INVESTIGANDO O OBSCURO: a pesquisa acadêmica nos labirintos da violência juvenil - entre poder e reconhecimento
Janilson Pinheiro Barbosa
p. 36-67
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p36-67
EDUCACIÓN EN LAS ESCUELAS NORMALES: la formación docente en México - crítica, tendencias y propuesta
José Luis Canto Ramírez
p. 68-85
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p68-85
EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: limites e contradições das concepções libertária e marxista de formação humana
Cosme Leonardo Almeida Maciel
p. 86-107
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p86-107
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, VIDA E CARREIRA: história de professores atingidos pelo mal-estar docente
Jurema Rosendo dos Santos, Lúcia Gracia Ferreira
p. 108-137
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p108-137
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS
Paulo Roberto de Jesus Silva, Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho
p. 138-159
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p138-159
CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO LOCAL: o papel da extensão do IFPA em Abaetetuba-PA
Jairo da Silva e Silva, Valdinei Mendes da Silva, Diselma Marinho Brito
p. 160-182
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p160-182
REFLEXÕES SOBRE AS RECORRENTES JUSTIFICATIVAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Alessandra Victor do Nascimento Rosa, Valdeney Lima da Costa, Flávia Russo Silva Paiva
p. 183-202
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p183-202
A BUSCA DA PROFISSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Marinalva Lopes Ribeiro, Jefferson da Silva Moreira
p. 203-227
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p203-227
AS RELAÇÕES E APRENDIZAGENS PRESENTES ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES DE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS
Sabrina Zientarski de Bragança, Clarice Zientarski
p. 228-256
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p228-256
A UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO “FORÇA E MOVIMENTO” DA PLATAFORMA PhET, COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Swéle Rachel da Silva, Cláudia Adriana de Sousa Melo
p. 257-277
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p257-277
CONCEPÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA INTEGRAL ENTRE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Maryna dos Santos Nascimento, Ludgleydson Fernandes de Araújo
p. 278-299
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p278-299
OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Elizia Graziele Oliveira Everton, Maria Núbia Barbosa Bonfim
p. 300-326
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p300-326
Normas para Publicação
Normas
Lélia Cristina Silveira de Moraes
p. 327-330
PDF
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Artigos mais lidos
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1240
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
1061
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
976
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
438
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
403
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
395
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. 334 p.
367
Educação e Política
364
Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise a partir da percepção dos professores de uma escola do município de Redenção/CE
300
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
300
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
286
Relações etnico-racias: o pensamento decolonial e a prática pedagógica para uma educação antirracista
277
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
265
Entre insurgências e ataques a educação
253
As quatro vertentes interpretativas da Filosofia Brasileira
250
Tem um aluno autista na minha sala! - desafios da educação inclusiva no curso de Pedagogia da Unemat de Sinop
236
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
224
Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC
224
Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação
214
Interseccionalidade e imagens de controle
213