CONCEPÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA INTEGRAL ENTRE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Maryna dos Santos Nascimento
  • Ludgleydson Fernandes de Araújo Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p278-299

Palavras-chave:

Literatura infantil. Escola integral. Professores.

Resumo

Este artigo buscou compreender as concepções dos docentes sobre a Literatura infantil em uma escola de tempo integral, e ainda como esse gênero literário poderá ser utilizado no espaço escolar para habilitar os alunos a se tornarem bons leitores letrados e emancipados socialmente. Para isso utilizou-se a pesquisa de análises semânticas com educadores do Ensino Fundamental I, onde identificaram que as palavras: aprendizagem, qualidade, disciplina, formação, leitura, estímulo, ludicidade, entre outras, se associam semanticamente e conceitualmente com o tema deste trabalho, ainda percebeu-se que os docentes, compreendem a importância do conhecimento integral na formação do ser humano e que a presença da Literatura infantil na rotina de uma escola de educação em tempo integral contribui de maneira significativa para essa formação objetivada.

Palavras-chave: Literatura infantil. Escola integral. Professores.

ABSTRACT

This article sought to understand the conceptions of teachers on children's literature in a full-time school, and also how this genre can be used at school to enable students to become good readers literate and socially emancipated. For this we used the research of semantic analysis with educators from elementary school , which found that the words : learning, quality, discipline, training, reading, encouragement, playfulness, among others, are associated semantically and conceptually with the theme of this work it was also realized that teachers, understand the importance of full knowledge in the formation of the human being and that the presence of children's literature in the routine of an education full time school contributes significantly to this objectified training.

Keywords: Children's Literature. Full school. Teachers.

RESUMEN

En este artículo buscó comprender las concepciones de los docentes sobre la literatura infantil en una escuela de tiempo completo, así como ese género literario  será capaz de ser utilizado en el espacio educativo para que los estudiantes puedan convertirse en buenos lectores letrados y emancipados socialmente. Para eso se utilizó la investigación de análisis semánticas con educadores de la Enseñanza Fundamental I, donde se identificaron que las que las palabras: aprendizaje, calidad,  disciplina, formación, lectura, estímulo, alegría, entre otros, están asociados semánticamente y conceptualmente con el tema de este trabajo, también se dio cuenta de que los maestros, comprenden la importancia del conocimiento completo en la formación del ser humano y que la presencia de la Literatura infantil en la rutina de una escuela de educación de tiempo completo contribuye de manera significativa para esa formación objetivada.

Palabras clave: Literatura infantil. Escuela integral. Maestros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maryna dos Santos Nascimento

Graduada em Letras e Especialista em Docência em Escola de Tempo Integral pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Ludgleydson Fernandes de Araújo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Piauí. Doutor em Psicologia pela Universidade de Granada (Espanha), com período sanduíche na Universitá di Bologna (Itália).

Downloads

Publicado

2016-12-26

Como Citar

NASCIMENTO, Maryna dos Santos; ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes de.
CONCEPÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA INTEGRAL ENTRE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
. Revista Educação e Emancipação, p. p. 278–299, 26 Dez 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5903. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos