O uso de jogos educativos na educação inclusiva: construção de um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24511

Palavras-chave:

jogos, educação especial, estado da arte

Resumo

A educação especial é uma modalidade de ensino voltada para o atendimento educacional de alunos com Deficiência (física, intelectual, visual, auditiva), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação. Ela busca garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, promovendo a inclusão escolar por meio de práticas pedagógicas adaptadas às diversas demandas. A educação especial valoriza a individualidade dos alunos e utiliza estratégias diversificadas para facilitar o aprendizado. Esta pesquisa do tipo estado da arte foi realizada com a finalidade de mapear estudos acadêmicos que discutem acerca dos jogos como estratégia didática na educação especial. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é questionar: como as dissertações de mestrado, teses de doutorado e os artigos científicos abordam a importância dos jogos educativos na perspectiva da educação especial? A metodologia adotada no artigo consistiu na análise qualitativa, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre o tema de estudo. O estado da arte foi desenvolvido com dados primários obtidos através do Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no indexador SciELO Brasil. Na ocasião, foram inseridos como descritores os termos: Educação inclusiva, jogos e ensino. Após o estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, obteve-se 20 trabalhos, sendo uma tese de doutorado, 13 dissertações de mestrado, e seis artigos científicos.  Como resultado, foi possível constatar que a inserção de jogos, sobretudo os digitais, apresenta resultados favoráveis no processo de promoção de uma educação inclusiva. Os trabalhos analisados evidenciaram a necessidade de cursos de formação continuada para os professores atuarem na Educação Inclusiva.

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Biografia do Autor

Rusiane da Silva Torres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO), da associação UERN/UFERSA/IFRN. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen), polo do IFRN. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Cristiano César dos Santos Andrade, Universidade Federal do Semi-árido

Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Professor lotado no Departamento/Setor Tutor a Distância do NEAD, da Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA).

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

TORRES, Rusiane da Silva; ANDRADE, Cristiano César dos Santos.
O uso de jogos educativos na educação inclusiva: construção de um estado da arte
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24511, 16 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24511. Acesso em: 16 dez 2025.

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Artigos