Revelando o Invisível: as experiências de discriminação racial entre estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.28

Palavras-chave:

discriminação racial, ensino superior, estudante

Resumo

A discriminação racial pode ser definida como toda distinção, restrição, preferência ou exclusão baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica. O estudo teve como objetivo caracterizar as experiências de discriminação racial sofrida por estudantes aniversários. A amostra foi composta por 751 estudantes universitários de cinco instituições do ensino superior públicas e privadas do estado do Ceará. A  coleta de dados foi realizada no período de junho a dezembro de 2023 de forma presencial e online.  A escala de Experiência de Discriminação Racial foi o instrumento utilizado. A maioria dos participantes são sexo feminino 52,5%, se autodeclaram pardos 58,5%. Os homens revelaram ter sofrido mais discriminação do que as mulheres com 32,3%, também demonstraram mais preocupação quanto aos aspectos discriminatórios 40,9%. Em relação a resposta ao tratamento injusto, 75,9%  das mulheres tentam fazer alguma coisa contra isto. Esses achados destacam a importância de abordar o racismo e suas consequências na vida dos estudantes universitários, bem como a necessidade de políticas e práticas que promovam a equidade e a justiça social nas universidades e na sociedade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Coordenadora Docente da Liga Interdisciplinas em Saúde Mental - LISAM.

Marcos Pires Campos, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Enfermeiro Assistencial no hospital Estadual Leonardo da Vinci.

Paulo Jorge Almeida Pereira, Universidade Católica Portuguesa

Doutor em Química pela Universidade Nova de Lisboa. Professor auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

Referências

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. [S. l.]: Editorial LTDA, 2019.

BATISTA, W. M. A inferiorização dos negros a partir do racismo estrutural. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p. 2581-2589, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ofício Circular no 2/2021/CONEP/SECNS/MS. Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 37-39, 12 dez. 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.

DAMASCENO, M. G.; ZANELLO, V. M. L. Saúde mental e racismo contra negros: produção bibliográfica brasileira dos últimos quinze anos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasíla, v. 38, n. 3, p. 450-464, 2018.

DANTAS, M. N. P. et al. Prevalência e fatores associados à discriminação racial percebida nos serviços de saúde do Brasil. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 32, p. 1-11, 2019.

FANON, F. Defesa da Revolução Africana. São Paulo: Ciências Revolucionárias, 2019.

FATTORE, G. L. et al. Personal-Level and Group-Level Discrimination and Mental Health: the Role of Skin Color. Journal of Racial and Ethnic Health Disparities, Cham, v. 5, n. 5, p. 1033-1041, 2018.

FATTORE, G. L. et al. Validade de constructo da escala Experiences of Discrimination em uma população brasileira. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n. 4, 2016.

FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS (FONAPRACE). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) da IFESANDIFES. Brasília: ANDIFES, 2019.

GOMES, G. T. “Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vemromper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes pormeio da música. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 43, p. 128–152, 2021.

GUIMARÃES, M. R. et al. Estilo de vida e fatores associados entre estudantes universitários. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 11, p. 3228-3235, 2017.

KRIEGER, N. Embodying inequality: A review of concepts, measures, and methods for studying health consequences of discrimination. International Journal of Health Services, Westport, v. 29, n. 2, p. 295-352, 1999.

MONTEIRO, S.; CECCHETTO, F. Cor, gênero e classe: Dinâmicas da discriminação entre jovens de grupos populares cariocas. Cadernos Pagu, Campinas, n. 32, p. 301-329, 2009.

MOORE, D. S. Introduction to the Practice of Statistics. [S. l.]: WH Freeman and company, 2009.

OLIVEIRA, E. N. et al. “A cor da minha pele me define”: Experiências de Discriminação Racial sofridas por negros. Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 30, p. 505-523, 2022.

OLIVEIRA, E. N. et al. Discriminação racial de jovens negros no Brasil: revisão integrativa. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 14, p. e214101422013, 2021.

PALUCK, E. L. et al. Prejudice Reduction: Progress and Challenges. Annual Review of Psychology, [S. l.], v. 72, p. 533-560, 2021.

SENKEVICS, A. S. Contra o silêncio racial nos dados universitários: desafios e propostas acerca da Lei de Cotas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. e182839, p. 1-23, 2018.

SILVA, N. N. et al. Access of the black population to health services: integrative review. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 73, n. 4, 2020.

STROHMEIER, H.; MUSIZVINGOZA, R.; SAJNANI, N. Racial discrimination within United Nations offices in Geneva: Results from an online survey. PLoS ONE, São Francisco, v. 19, n. 1, p. e0295715, 2024.

TAVARES, S. S.; OLIVEIRA, I. A. Racialidade e encarceramento. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 16, n. 3, p. 98-125, 2023.

WILLIAMS, D. R. et al. Racial differences in physical and mental health. Journal of Health Psychology, Londres, v. 2, n. 3, p. 335-351, 1997.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

OLIVEIRA, Eliany Nazaré; CAMPOS, Marcos Pires; PEREIRA, Paulo Jorge Almeida.
Revelando o Invisível: as experiências de discriminação racial entre estudantes universitários
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 255–275, 15 Ago 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23262. Acesso em: 21 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos