O exercício da docência em um contexto de reformas educacionais

um caminho para o controle sobre o trabalho docente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.32

Palavras-chave:

trabalho docente, reforma educacional, privatização da educação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a interface entre as recentes reformas educacionais e o trabalho docente, bem como suas implicações sobre a formação de professores da educação básica. Este tema insere-se no atual contexto de mercantilização e privatização na área da educação, em que os agentes privados têm ampliado seu poder de influência sobre a esfera educacional e, com isso, passam a interferir nas políticas públicas de educação, como é o caso das propostas de reformas nessa área. O foco da análise são as mudanças mais recentes propostas para o sistema educacional, tendo como recorte a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), a Base Nacional Comum Curricular (Resolução nº 4 de 2018) e a Resolução CNE/CP nº 2/2019, que institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Parte-se da hipótese de que a implementação destas reformas intensifica o quadro de precarização das condições de trabalho, da carreira e da formação docente. Dentre os principais resultados da análise, observou-se que estas reformas têm levado à desvalorização do saber docente e do trabalho intelectual, ao esvaziamento da formação de professores, à redução de trabalhadores qualificados e à precarização do trabalho docente. Este trabalho se baseia no referencial teórico e metodológico do materialismo histórico-dialético e apoia-se nas áreas da Sociologia da Educação e do Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro-pesquisadora vinculada ao Grupo de pesquisa: EMpesquisa, vinculado às Faculdades de Educação da UNICAMP e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro-pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (GECULTE), vinculado ao Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

ALVES, Maria Aparecida.
O exercício da docência em um contexto de reformas educacionais: um caminho para o controle sobre o trabalho docente?
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20558. Acesso em: 22 dez 2024.