Contradições, heterogeneidade e formações ideológicas

contribuições de análise discursiva da BNCC do ensino fundamental I (área de linguagens)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.17

Palavras-chave:

BNCC do ensino fundamental, habilidades e competências, alfabetização e letramento

Resumo

Este artigo é resultante de uma  pesquisa realizada no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de Campos do Jordão, no âmbito do grupo de pesquisa Linguagem, Literatura e Educação (LLE). Objetivamos propor uma leitura crítico-reflexiva e discursiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que estabelece parâmetros para os currículos da educação básica brasileira. Para tanto, realizamos, além de aprofundamento bibliográfico, análises acerca da formação discursiva do referido documento por meio dos dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Francesa (AD), sobretudo apoiadas em conceitos de Pêcheux e Foucault, cunhados ao longo de suas obras. Esse modelo de análise busca evidenciar os sentidos do discurso em determinadas condições sócio-históricas e ideológicas de produção. Delimitamos para a análise a introdução da BNCC e os itens que tratam do processo do ensino de língua materna no Ensino Fundamental I. Como resultados, o trabalho analítico revelou, em caráter amplo, formações discursivas que alinham a Base ao ideário neoliberal e à Pedagogia do aprender a aprender, o que, por conseguinte, afastam-na das teorias críticas de educação, embora houvesse estratégias enunciativas, materializadas no texto do documento, que buscavam o diálogo entre concepções e mesmo o apaziguamento das contradições entre projetos diferentes para formação de sujeitos. Especificamente, as análises foram organizadas em eixos, segundo os quais observamos os conflitos discursivos que versam sobre tecnologia, alfabetização e letramento, visão de língua e de ensino de leitura. Concluímos que esses conflitos indicam contradições teóricas e ideológicas, denunciando vozes sociais que disputaram espaço no engendramento da BNCC; embate marcado pela priorização de interesses de grupos privados que participaram ativamente do processo de aprovação do documento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Letras; mestra em Linguística Aplicada; especialista em Leitura e Produção de Textos; professora de Língua Portuguesa do ensino básico e superior do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de Campos do Jordão. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “Linguagem, Literatura e Ensino” (LLE).

 

Simone Gabriela Rodrigues Benedito

Graduanda do curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de Campos do Jordão. Membro do Grupo de Pesquisa “Linguagem, Literatura e Ensino” (LLE).

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

BARTHO, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro; BENEDITO, Simone Gabriela Rodrigues.
Contradições, heterogeneidade e formações ideológicas: contribuições de análise discursiva da BNCC do ensino fundamental I (área de linguagens)
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20393. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos