PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p100-118

Palavras-chave:

PIBID. Formação de professores. Cotidiano Escolar

Resumo

O artigo analisa como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID se coloca como uma epistemologia de formação de professores que considera o cotidiano escolar como espaço de produção de experiências do ser professor. Tem como principal objetivo compreender como o PIBID possibilita a vivência do chão escolar e como esta constitui-se em experiências formativas do ser professor. A pesquisa desenvolveu-se a partir de abordagem (auto)biográfica, que é de natureza qualitativa e caracteriza-se por ser um método que possibilita ao sujeito que narra construir e revelar sentidos para o vivido, para suas experiências, logo para o seu processo de formação. Como dispositivos de pesquisa, foram utilizados memorial de formação e entrevistas narrativas de três licenciandos do curso de Letras de uma instituição pública de Ensino Superior do Estado da Bahia. O estudo revelou que no PIBID o conceito de formação é concebido epistemologicamente como um movimento reflexivo de compreensão da profissão docente, analisado a partir da inserção dos licenciandos no cotidiano da escola. Viver e conhecer o chão da escola significa poder produzir experiências da docência no contexto real do exercício profissional.

Palavras-chave: PIBID. Formação de professores. Cotidiano Escolar

PIBID as an epistemology of teacher training in the everyday school

ABSTRACT

 The article analyzes how the Institutional Program of Initiatives to Teaching - PIBID is an epistemology of teacher training that considers the daily school life as a space for the production of experiences of being a teacher. Its main objective is to understand how the PIBID makes possible the experience of the school ground and how it is constituted in formative experiences of being a teacher. The research developed from a (self) biographical approach, which is qualitative in nature and is characterized by being a method that allows the subject who narrates to construct and reveal meanings for the lived, for his experiences, soon for his process training. As research devices, training memo and narrative interviews were used of three graduates of the course of Literature of a public institution of Higher Education of the State of Bahia. The study revealed that in the PIBID the concept of formation is epistemologically conceived as a reflexive movement of understanding of the teaching profession, analyzed from the insertion of the licenciandos in the daily life of the school. Living and knowing the school floor means being able to produce experiences of teaching in the real context of professional practice.

Keywords: PIBID Teacher training. Everyday School

PIBID como una epistemología de la formación de profesores en el cotidiano escolar

RESUMEN

El artículo analiza cómo el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - PIBID se plantea como una epistemología de formación de profesores que considera el cotidiano escolar como espacio de producción de experiencias del ser profesor. Tiene como principal objetivo comprender cómo el PIBID posibilita la vivencia del suelo escolar y cómo ésta se constituye en experiencias formativas del ser profesor. La investigación se desarrolló a partir de un enfoque (auto) biográfico, que es de naturaleza cualitativa y se caracteriza por ser un método que posibilita al sujeto que narra construir y revelar sentidos para lo vivido, para sus experiencias, luego para su proceso de formación. Como instrumentos de investigación, fueron utilizados memorial de formación y entrevistas narrativas de tres licenciandos del curso de Letras de una institución pública de Enseñanza Superior del Estado de Bahía. El estudio reveló que en el PIBID el concepto de formación es concebido epistemológicamente como un movimiento reflexivo de comprensión de la profesión docente, analizado a partir de la inserción de los licenciandos en el cotidiano de la escuela. Vivir y conocer el suelo de la escuela significa poder producir experiencias de la docencia en el contexto real del ejercicio profesional.

Palavras clave: PIBID. Formación de profesores. Cotidiano Escolar.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - UNEB. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia,  Campus XVI – Irecê. Membro do Grupo de Pesquisa - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO, vinculado ao Programa de Pesquisa e Pós-Graduação - PPGEduC - UNEB.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

SILVA, Fabrício Oliveira da.
PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar
. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 2, p. p.100–118, 31 Mai 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11483. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos