Tecnologias da Informação e Comunicação na formação de professores de Ciências na UFG: direcionamentos nos projetos pedagógicos de curso

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologias educacionais, Formação de professores, Biologia, Física, Química.

Resumen

Desde a década de 1990, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, as tecnologias passaram a se constituir como eixos formativos para o Ensino Médio. Tal perspectiva se refletiu também nas resoluções de formação de professores publicadas em 2002 e 2015, que passaram a direcionar os cursos de licenciatura também no que diz respeito à inserção da abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Considerando tal contexto, a presente pesquisa desenvolveu-se a partir da análise documental de três Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de licenciaturas em Ciências (Biologia, Física e Química) da Universidade Federal de Goiás. Buscou-se identificar elementos que caracterizem a forma de inserção das TIC nesses documentos balizadores da formação de professores. Discutiu-se duas categorias analíticas, quais sejam: o Atendimento às Normativas e a Reconfiguração das Normativas. Foi possível perceber que os PPCs atendem às resoluções, mas reconfiguram a inserção das TIC ofertando disciplinas optativas e não necessariamente as obrigatórias para abordar as tecnologias. Essa reconfiguração pode não instrumentalizar os futuros professores para trabalhar com as tecnologias no contexto de suas disciplinas no Ensino Básico.

Palavras-chave: Tecnologias educacionais; Formação de professores; Biologia; Física; Química.

Information and Communication Technologies in the training of Science teachers at UFG: directions in the pedagogical projects of the course

Abstract

Since the 1990s, with the publication of the National Curriculum Parameters, technologies have come to constitute training axes for high school. This perspective was also reflected in the teacher training resolutions published in 2002 and 2015 that started to direct the undergraduate courses, also towards the insertion of the Information and Communication Technologies (TIC) approach. Considering this context, the present research was developed from the documentary analysis of three Pedagogical Course Projects (PPC) of undergraduate courses in Sciences (Biology, Physics and Chemistry) at the Federal University of Goiás, seeking to identify elements that characterize the form of insertion of ICT in these documents that guide teacher training. Two analytical categories are discussed: Compliance with Regulations and Reconfiguration of Regulations. It was possible to perceive that the PPCs meet the resolutions but reconfigure the insertion of ICTs offering optional subjects and not necessarily the mandatory ones to approach the technologies. This reconfiguration may not equip future teachers to work with technologies in the context of their subjects in Basic Education.

Key-words: Educational Technologies; Teacher training; Biology; Physics; Chemistry.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ana Clara Meirelles de Pina Siqueira, Secretaria de Estado de Educação - GO

Licenciada em Química, Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Rede Estadual de Ensino (SEE – GO), Goiânia, GO, Brasil.

Marlon Herbert Flora Barbosa Soares, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Ciências (Química), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professor Titular na Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil.

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Química, Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Associada na Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

Citas

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 1999.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, 18 de fevereiro de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf. Acesso em: 5 nov. 2017.

BRASIL. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 10 nov. 2017.

COSTA, N. M. L.; PRADO, M. E. B. A Integração das Tecnologias Digitais ao Ensino de Matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), v. 8, n. 16, p. 99 - 120, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1392. Acesso em: 6 nov. 2017.

FRIZON, V.; LAZARRI, M. B.; SCHWABENLAND, F. P.; TIBOLLA, F. R. C. A formação de professores e as tecnologias digitais. In: XII Congresso Nacional de Educação, EDUCERE, 12., 2015, Curitiba. Anais... Curitiba, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22806_11114.pdf. Acesso em: 10 nov. 2017.

LEITE, B. S. Tecnologias no ensino da química. Curitiba: Appris, 2015

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MATEUS, A. L. Ensino de Química mediado pelas TICs. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

PRETTO, N. L. Uma escola sem/com futuro. Salvador: EDUFBA, 2013.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas – SP: Papirus, 2007.

PRETTO, N.; PINTO, C. C. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 19-30, 2006.

PEREIRA, M. D.; SILVA, S. G. As tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Caderno de Ciências Sociais Aplicadas, n. 10, p. 151-174, 2001. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/1935/1652. Acesso em: 30 nov. 2017.

RAMOS, M. N. Educação brasileira: uma agenda inadiável. São Paulo: Fundação Santillana, 2015.

UFG. Projeto Pedagógico de Curso Licenciatura em Ciências Biológicas. Goiânia – GO, 2014.

UFG. Projeto Pedagógico de Curso Licenciatura em Física. Goiânia – GO, 2015.

UFG. Projeto Pedagógico de Curso Licenciatura em Química. Goiânia – GO, 2014.

Publicado

2021-01-18

Cómo citar

SIQUEIRA, Ana Clara Meirelles de Pina; SOARES, Marlon Herbert Flora Barbosa; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva.
Tecnologias da Informação e Comunicação na formação de professores de Ciências na UFG: direcionamentos nos projetos pedagógicos de curso
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 4, n. 1, p. 1–12, 18 ene. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14663. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a