Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Archives
Editorial Team
Announcements
Submissions
About the Journal
Contact
Search
Search
Register
Login
Search
Search
Home
/
Archives
/
v. 7, n. 1, jan./jun. 2021
v. 7, n. 1, jan./jun. 2021
Published:
2021-12-28
Editorial
História das Ciências e a Educação Científica
Ana Paula Bispo da Silva
i-iii
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Os estudos de Thomas Young sobre a acomodação ocular: análise do episódio e tradução comentada do texto “Observations on vision” (1793)
Jean Batista Apolinário Costa, Breno Arsioli Moura
1-21
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n1.2021.1
A história do fogo na formação dos professores de Química
Leonardo Correia, Jose Otavio Baldinato
22-41
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n1.2021.2
Um recorte histórico das contribuições de Erwin Schrödinger para a Mecânica Quântica
Rafaelle da Silva Souza
42-56
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n1.2021.3
Composição histórica da teoria eletrofraca: da reformulação V-A à detecção dos bósons W+, W- e Z0
Marcia da Costa, Irinéa de Lourdes Batista
57-77
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n1.2021.4
Ensino de História Natural e Biologia: reformas educacionais e programas da escola secundária (1920-1951)
Maria Cristina Ferreira dos Santos
78-90
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n1.2021.5
Mulheres, flores e suas prisões: reflexões sobre botânica, gênero e ciência com alunas privadas de liberdade
Iamni Torres Jager, Andreia Guerra de Moraes
91-110
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n1.2021.6
Modelo teórico de aproximações para o ensino de Ciências entre as premissas da História da Ciência e do pensamento crítico
Sigouveny Cruz Cardoso, Erivanildo Lopes da Silva
111-130
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n1.2021.7
Current Issue
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Keywords
Developed By
Open Journal Systems
Language
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Make a Submission
Make a Submission
Block title
Jogos e educação matemática: uma revisão sistemática sobre o uso de jogos nos anos iniciais do ensino fundamental
299
O método da indução nas ciências empíricas e na matemática vistos em livros didáticos
261
Desinformação e negacionismo no ensino de ciências: sugestão de conhecimentos para se desenvolver uma alfabetização científica midiática
258
Articulação teórica entre os atributos do jogo para a aprendizagem e a classificação do jogo em Roger Caillois: possibilidades para o ensino de química
256
Gêneros textuais em livros didáticos de matemática do ensino médio do PNLD
251
OS SINAIS MARANHENSES DA COMUNIDADE SURDA E AMBIENTE DIGITAL
248
A motivação dos professores na elaboração de atividades que incluam estudantes neurodivergentes: A importância do brincar
231
DANÇANDO COM OS ZULUS: representações de gênero em Kwazulu-Natal, África do Sul
225
Um recorte histórico das contribuições de Erwin Schrödinger para a Mecânica Quântica
200
Uma abordagem sobre nanociência e nanotecnologia na educação básica
165
Ensino de História Natural e Biologia: reformas educacionais e programas da escola secundária (1920-1951)
164
Jogo dos discos como auxílio na aprendizagem de noções de probabilidade para estudantes do 8° ano
158
Jogo didático Cidade Radioativa: aplicação e análise na visão de licenciandos em química
157
Planejamento pedagógico e ensino de ciências: algumas reflexões sobre os elementos centrais
146
Indicadores de alfabetização científica em museu de Ciências: uma exposição em análise
145
A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: o viés literário e suas possibilidades para um trabalho com a diversidade
144
Um panorama da perspectiva colaborativa da gamificação no ensino de ciências
142
EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DA MATEMÁTICA: uma relação possível
135
Reforma do Ensino Médio: contexto de influência e de produção do texto político do percurso ao consignado em lei
132
Os estudos de Thomas Young sobre a acomodação ocular: análise do episódio e tradução comentada do texto “Observations on vision” (1793)
132