Representatividade negra na literatura infantojuvenil: uma análise do acervo da Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Vila Velha-ES
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v24n2e27215Palavras-chave:
biblioteca escolar, políticas públicas, representatividade negra, relações étnico-raciaisResumo
Tem-se como objetivo analisar a representatividade positiva e a diversidade de temáticas focadas na educação para as relações étnico-raciais no acervo de obras infantojuvenis. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa, com abordagem exploratória e descritiva, utilizando como ambiente a Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Vila Velha-ES. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os personagens brancos eram protagonistas em detrimento dos personagens negros. A literatura configura-se como uma ferramenta fundamental para a desconstrução de estereótipos racistas e para a construção positiva da “identidade negra”. A Biblioteca Escolar é o espaço que ampara os caminhos para a equidade racial. À vista disso, as políticas públicas são veículos que dão suporte para a aplicabilidade e emprego da literatura nas bibliotecas escolares. Conclui-se que a rede mencionada possui quantitativo reduzido de obras relacionadas à representatividade, mas com contribuições significativas.
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