Representatividade negra na literatura infantojuvenil: uma análise do acervo da Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Vila Velha-ES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2526-6160v24n2e27215

Mots-clés :

biblioteca escolar, políticas públicas, representatividade negra, relações étnico-raciais

Résumé

Tem-se como objetivo analisar a representatividade positiva e a diversidade de temáticas focadas na educação para as relações étnico-raciais no acervo de obras infantojuvenis. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa, com abordagem exploratória e descritiva, utilizando como ambiente a Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Vila Velha-ES. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os personagens brancos eram protagonistas em detrimento dos personagens negros. A literatura configura-se como uma ferramenta fundamental para a desconstrução de estereótipos racistas e para a construção positiva da “identidade negra”. A Biblioteca Escolar é o espaço que ampara os caminhos para a equidade racial. À vista disso, as políticas públicas são veículos que dão suporte para a aplicabilidade e emprego da literatura nas bibliotecas escolares. Conclui-se que a rede mencionada possui quantitativo reduzido de obras relacionadas à representatividade, mas com contribuições significativas. 

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Rodrigo Santos Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Ciência da informação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: oliveira_rodrigo@outlook.pt.

Eliana Terra Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: eliana.t.barbosa@ufes.br

Flavia Costa Lima Dubberstein, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: flaviaclima22@gmail.com

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Publié-e

2025-12-09

Comment citer

OLIVEIRA, Rodrigo Santos; BARBOSA, Eliana Terra; DUBBERSTEIN, Flavia Costa Lima.
Representatividade negra na literatura infantojuvenil: uma análise do acervo da Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Vila Velha-ES
. Revista Bibliomar, v. 24, n. 2, p. 1–19, 9 déc. 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/27215. Acesso em: 14 déc. 2025.

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