O PAPEL DE JESSE HAUK SHERA NO CURRÍCULO DA BIBLIOTECONOMIA BRASILEIRA
DOI :
https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n1.2022.7Mots-clés :
Jesse Hauk Shera, Biblioteconomia brasileira, currículoRésumé
Investiga a atuação da obra de Jesse Hauk Shera no currículo do ensino superior de Biblioteconomia no Brasil a partir da década de 1950. A análise parte da confirmação de uso da bibliografia do autor nas ementas dos cursos, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A interpretação ocorre a partir de um diálogo com Lemos (1973), Castro (2000), Souza (2018), estudiosos da história do ensino da Biblioteconomia, entre outros, de modo a compreender o contexto e a abrangência da obra de Shera. As ementas curriculares compõem as fontes documentais obtidas em diferentes universidades no país, como Universidade de São Carlos e Universidade Federal do Maranhão. Shera foi um dos intelectuais norte-americanos que influenciou a atualização da técnica e da teoria da Biblioteconomia no país e trouxe à tona novas concepções para os bibliotecários brasileiros sobre a interdisciplinaridade da ciência. Jesse Shera foi e ainda é um autor estudado nas academias, em particular pela dinamicidade de sua obra. Ao revisitar a sua teoria e os episódios do passado, é possível apreender as conjunturas que construíram a posição atual da Biblioteconomia Brasileira.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da Biblioteconomia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 9, n.1, p. 41-58,bjan./dez. 2013.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila; LAGE, Danilo Francisco de Souza; SOUZA, Ráisa Mendes Fernandes; ASSIS, Romênia Aparecida. A contribuição de J. H. Shera para a ciência da informação no Brasil. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.15, n.2, p. 71-89, jul./dez. 2010.
BRADFORD, Samuel Clement. Documentação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
BRASIL. Ministério da educação. Diretrizes curriculares: cursos de graduação. Brasília, DF: [s.n.], 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 02 ago. 2020.
BROOKES, Bertram Claude. Jesse Shera and the theory of bibliography. Journal of Librarianship, v.5, n.4, out. 1973.
BROOKES, Bertram Claude. Jesse Shera and the theory of bibliography. In: Sage Journals. [S. l.], 1 out. 1973. Disponível em: https://journals.sagepub.com/. Acesso em: 31 out. 2019.
CASE Western Reserve University. The encyclopedia of Cleveland History. SHERA, Jesse Hauk. Ohio: [s. n.]. Disponível em: https://case.edu/. Acesso em: 24 jun. 2019.
CASTRO, César. História da biblioteconomia brasileira: perspectiva histórica. Brasília, DF: Thesaurus, 2000
CHEGARÁ no dia 11 o deão da Western Reserve University. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, ano 28, n. 10658, p. 4, 9 ago. 1957. Disponível em: http://memoria.bn.br/. Acesso em: 24 ago. 2019.
ELIAS, Norbert. Introdução a Sociologia. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2008.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Bases de Dados na Pesquisa Agropecuária. Campinas, SP, 22 set. 1995. Disponível em:
https://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/. Acesso em: 31 out. 2019.
FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Bibliografia. Brasília, DF: FCI, 2010. Disponível em: http://biblioteconomia.fci.unb.br/. Acesso em: 31 out. 2019.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2008.
FONSECA, Edson Nery da. Prefácio da edição brasileira. In: SHERA, Jesse Hauk. Catálogo sistemático: princípios básicos e utilização. Brasília, DF: Ed. Universidade de Brasília, DF, 1969.
FONSECA, Edson Nery da. Documentalistas em ação: ciências e técnicas a serviço da documentação. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2329, 31 ago./1 set., p. 7, 1957. Disponível em: http://memoria.bn.br/. Acesso em: 24 ago. 2019.
FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Escola de Biblioteconomia. Programa de documentação. [São Paulo]: [s.n.], 1971.
FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Escola de Biblioteconomia. Programa de documentação. [São Paulo]: [s.n.], 1972.
FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Escola de Biblioteconomia. Bibliografia. [São Paulo]: [s.n.], 1973.
FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Faculdade de Biblioteconomia e Documentação. Catalogação III. [São Paulo]: [s.n.], 1984.
GIMENO SACRISTÁN, José. O que significa o currículo? In: GIMENO SACRISTÁN, José. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16-35.
GOMES, Winderson. [Re: Contato – Site]. Destinatário: Talita de Cássia Lima Paiva. São Luís, 18 dez. 2019. 1 mensagem eletrônica.
GRAMSCI, Antonio. Para a investigação do princípio educativo. In: Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
HENKLE, Herman H. Introdução. In: SHERA, Jesse Hauk; EGAN, Margaret. Catálogo sistemático: princípios básicos e utilização. Brasília, DF: UNB, 1969, p. 3.
LEITÃO, Bárbara Júlia Menezello. Bibliotecas públicas, bibliotecários e censura na era vargas e regime militar: uma reflexão. Rio de janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2011.
LEMOS, Antônio Agenor Brinquet de. Estado atual do ensino da Biblioteconomia no Brasil e a questão da Ciência da Informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 1, n. 1, p. 51-58, 1 jan. 1973. Disponível em: https://periodicos.unb.br/. Acesso em: 02 ago. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/. Acesso em: 18 nov. 2019.
MOURA, Washington José de Almeida. A propósito da vinda do professor Shera ao Brasil. IBBD Boletim Informativo, Rio de Janeiro, v. 3, n. 34, p. 165168, maio/ago. 1957.
ODDONE, Nanci. Revisitando a “epistemologia social”: esboço de uma ecologia sociotécnica do trabalho intelectual. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p. 108-123, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 31 out. 2019.
OLIVEIRA, Marlene; CARVALHO, Gabrielle Francinne; SOUZA, Gustavo Tanus. Trajetória do ensino da biblioteconomia no Brasil. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v.19, n.3, p. 13-24, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/. Acesso em: 16 jun. 2019.
ORTEGA, Cristina Dotta. Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. DataGramaZero, v. 5, n. 5, out. 2004.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Fontes ou recursos de informação: categorias e evolução conceitual. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Rio de Janeiro, v.1, n.1, 2006. Disponível em: https://ridi.ibict.br/. Acesso em: 12 set. 2018.
REVISTA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Sobre esta revista. In: SAGE JOURNALS. [S. l.]. Disponível em: https://journals.sagepub.com/. Acesso em: 31 out. 2019.
ROLDÃO, Maria do Céu; ALMEIDA, Sílvia de. Gestão curricular: para autonomia das escolas e professores. [s. l.]: Ministério da Educação: 2018. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/. Acesso em: 31 out. 2019.
RUSSO, Laura Garcia Moreno. A biblioteconomia brasileira 1915 - 1965. Rio de Janeiro: Instituto nacional do livro, 1966.
SHERA, Jesse Hauk. Sobre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. In: GOMES, H. E., org. Ciência da Informação ou informática? Rio de Janeiro: Calunga, 1980. p. 91-105.
SHERA, Jesse Hauk; EGAN, Margaret. Exame atual da Biblioteconomia e da Documentação. In: BRADFORD, S.C. Documentação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961. p.15-61.
SHERA, Jesse Hauk. Bibliographie organization. Chicago: University of Chicago, 1951.
SHERA, Jesse Hauk; KENT, Allen; PERRY, James W. (ed.). Documentation in action. Nem York: Reinhold, 1956.
SHERA, Jesse Hauk; EGAN, Margaret. Catálogo sistemático: princípios básicos e utilização. Brasília, DF: Ed. Universidade de Brasília, 1969.
SHERA, Jesse Hauk. Curso de documentação e organização bibliográfica. [Rio de Janeiro]: Instituto brasileiro de bibliografia e documentação, 1958.
SHERA, Jesse Hauk; EGAN, Margaret. Prefácio. In: SHERA, Jesse Hauk; EGAN, Margaret. Catálogo sistemático: princípios básicos e utilização. Brasília, DF: Ed. Universidade de Brasília, 1969, p.24-25).
SHERA, Jesse Hauk. Information resources: a challenge to american science and industry. Cleveland [Estados Unidos]: Press of Western Reserve University, 1958.
SHERA, Jesse Hauk. Libraries and the organization of knowledge. London: C. Lockwood, 1965.
SHERA, Jesse Hauk. Libraries and the organization of knowledge. Hamden: Archon Books, [1965].
SHERA, Jesse Hauk. The classified catalog: basic principles and practices. Chicago: American Library Association, 1956.
SHERA, Jesse Hauk. Foundations of the public library: the origins of the public library movement in New England,1629-1855. Chicago: University of Chicago Press, 1947.
SHERA, Jesse Hauk; EGAN, Margaret. Bibliographia organization. Chicago: University of Chicago Press, 1951.
SHERA, Jesse Hauk; EGAN, Margaret. Catálogo sistemático: princípios básicos e utilização. Brasília, DF: UNB, 1969.
SHERA, Jesse Hauk; EGAN, Margaret. The classified catalog, basic principles and practices. Chicago: ALA, 1956.
SHERA, Jesse Hauk. Epistemologia social e semântica geral e biblioteconomia. Ciência da Informação, v. 6, n. 1, p. 9-12, 1977.
SILVEIRA, Denise Tolfo; GERHARDT, Tatiana. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 2009.
SOUZA, Ágata Nelza Gomes de. Desenvolvimento e disseminação do ensino de Biblioteconomia no Brasil e em São Paulo: uma análise espaço-temporal. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, p. 195-219, set. 2018. ISSN 1980-6949. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/. Acesso em: 02
ago. 2020.
SOUZA, Francisco das Chagas de. O ensino da Biblioteconomia no contexto brasileiro. Florianópolis: 1990.
UNIVERSIDADE do Paraná reitoria. Diário do Paraná: órgão do diário associados, Curitiba, ano 3, n. 754, 27 set. 1957. Panorama Educacional: educação e ensino – vida universitária, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/. Acesso em: 16 ago. 2020.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola de Comunicação e Artes. Disciplina: CBD0223: fundamentos em biblioteconomia, documentação e ciência da informação. São Paulo: USP, 2016. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/. Acesso em: 31 out. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Centro de Ciências Sociais. Departamento de Biblioteconomia. Fundamentos de Biblioteconomia. [São Luís]: [s. n.], [2017?].
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Centro de Ciências Sociais. Departamento de Biblioteconomia. Classificação II. [São Luís]: Departamento de Biblioteconomia, [1981a].
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Centro de Ciências Sociais. Departamento de Biblioteconomia. Classificação II. [São Luís]: Departamento de Biblioteconomia, [1978].
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Centro de Ciências Sociais. Departamento de Biblioteconomia. Classificação II. [São Luís]: Departamento de Biblioteconomia, [1976].
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Centro de Ciências Sociais. Departamento de Biblioteconomia. Catalogação III. [São Luís]: Departamento de Biblioteconomia, [1981b].
VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo, cultura e sociedade. Educação Unisinos. Porto Alegre, v. 5, n. 9, p. 157-171, jul./dez. 2004. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/. Acesso em: 1 nov. 2019.
ZANDONADE, Tarcísio. As implicações da epistemologia social para uma teoria da recuperação da informação. 2003. 295 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) -Universidade de Brasília, Brasília, 2003. Disponível em: https://repositorio.unb.br/. Acesso em: 31 out. 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.