OS OFÍCIOS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA MARANHENSE COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (1893-1894)

Autores

  • Diana Rocha da Silva
  • Jarina Serra Santos
  • Mateus de Araújo Souza

Palavras-chave:

Cultura Material Escolar. Instrução Pública. Maranhão. Primeira República

Resumo

Este trabalho é resultado de investigações feitas pelo projeto: “CULTURA MATERIAL ESCOLAR: a escola e seus artefatos (espaço, mobiliário e utensílios de leitura e escrita)” realizado pelo Núcleo de Estudos Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Analisa as correspondências oficiais enviadas pelo inspetor da Instrução Pública do Maranhão Manoel José Ribeiro da Cunha ao vice-governador Casemiro Dias Vieira Junior e pretende compreender o processo de modernização da educação embasado nos ideais republicanos, identificando as principais reivindicações e necessidades que eram relatadas pelos professores. Identificamos as fontes e selecionamos os anos de 1893-1894 como um recorte desta pesquisa, fizemos a análise das cartas oficiais de acordo com os assuntos tratados em cada ofício, foram identificadas as categorias e ao analisá-las percebemos que o seu conteúdo é constituído em sua maioria de solicitações de licenças, pedidos de aposentadoria e transferências, solicitações para compra de materiais didáticos e utensílios. trata-se de um estudo de natureza histórico-documental, centrado no conceito de fonte para o campo da história da educação maranhense na Primeira República, período caracterizado pelas constantes transformações sociais e políticas no Brasil. Foi possível visualizar a existência de um distanciamento entre a realidade da prática docente e o discurso educacional republicano, retratado nas dificuldades enfrentadas pelos professores desde a sua formação, precária estrutura física dos espaços escolares que não oferecia condições para a ministração de aulas e pode ser motivo dos inúmeros pedidos de licença e abandonos de cadeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BURKE, Peter. O que é história Cultural? Tradução de Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez. Praticas de litura no Maranhão na Primeira República: entre apropriações e representações. 2007. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2007.

CASTRO, Cesar Augusto (Org.). Cultura material escolar: a escola e seus artefatos (MA, SP, PR, SC, RS). São Luis: EDUFMA: Café & Lápis, 2 ed. 2013, p. 7.

COELHO, Josivan Costa. Oficio docente disciplina escolar: uma analise a cerca das aulas públicas primárias na Província do Maranhão (1854-1889). 2014. 68f. Trabalho de conclusão de curso (graduação). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.

CRUZ, Heloisa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto história, São Paulo, n. 35, p. 253-270, dez., 2007.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, P. 135 -149.

MARANHÃO. Inspetoria Geral da Instrução Pública. 1993.

______. Inspetoria Geral da Instrução Pública. 1994.

MELO, Sandra Maria Barros Alves. Percurso histórico da formação de professores para a escola primária no Maranhão: império e república velha. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “história, sociedade e educação no Brasil”, 9. João Pessoa. 2012. p. 4752.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associados, 2004, p. 1-12.

SILVA, Diana Rocha da. A institucionalização dos Grupos Escolares no Maranhão (1903-1920). 2011. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.

SILVA, Vera Lucia Gaspar; JESUS, Camila Mendes de; FERBER, Luiza Pinheiro. O mínimo necessário: mobiliário escolar de escolas isoladas (Santa Catarina, 1910-1920). In: SILVA, Vera Lucia Gaspar; PETRY, Marilia Gabriela. (Org.). Objetos da escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina – Século XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 149-16

Downloads

Publicado

2017-04-02

Como Citar

SILVA, Diana Rocha da; SANTOS, Jarina Serra; SOUZA, Mateus de Araújo.
OS OFÍCIOS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA MARANHENSE COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (1893-1894)
. Revista Bibliomar, v. 15, n. 1/2, p. 4–15, 2 Abr 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/6615. Acesso em: 4 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos