Histórias em quadrinhos -HQ como alternativa para o ensino-aprendizagem interdisciplinar

um estudo de caso no ensino médio da escola pública no interior do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441V9N26.2024.29

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinho-HQ;, Ensino-aprendizagem, Interdiscipliaridade;, Escola pública;

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar questões que permeiam o ensino-aprendizagem interdisciplinar por meio do gênero HQ no Ensino Médio de uma escola pública e, por objetivos específicos, buscou-se verificar a aplicabilidade desse ensino-aprendizagem interdisciplinar em componentes curriculares como Inglês, Artes e Projeto de Vida, e analisar como a interdisciplinaridade pode contribuir para promover a aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada em uma escola de Tempo Integral em Coari (AM), uma cidade no interior do Amazonas. O método adotado foi o estudo de caso e os resultados apontaram que a produção de histórias em quadrinhos é uma alternativa eficaz para o ensino-aprendizagem das disciplinas envolvidas no estudo, tendo permitido que os alunos superassem as dificuldades de compreensão e aplicação prática de alguns elementos do gênero HQ e apreendessem os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula de forma mais prática, despertando-lhes o protagonismo, a autonomia e a criticidade, uma vez que promoveu ainda a reflexão dos alunos sobre a forma como os diferentes conhecimentos teóricos podem se relacionar e ser aplicados na prática. O estudo revelou ainda que o trabalho interdisciplinar pode ser uma alternativa de minimizar o excesso de avaliações, que sobrecarrega os estudantes no período de provas, e que o trabalho interdisciplinar pode ser desenvolvido mesmo em contextos com poucos recursos. Dessa forma, concluímos que o trabalho interdisciplinar é uma alternativa eficaz que contribui para a o ensino-aprendizagem dos conteúdos estudados, mas também para a formação de um aluno mais crítico.

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Biografia do Autor

Maria Ayane Costa Bastos, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), também é graduada em letras - Inglês pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), pós graduada em metodologia do ensino da língua portuguesa e inglesa pela universidade Cândido mendes (UCAM). Participou do Programa de Capacitação de Professores da Educação Básica no Canadá. Atualmente, é professora de Inglês e português na Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Prof. Djalma da Cunha Batista, é mestranda em Letras na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Faz parte do grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Discursos (LADI) da Universidade Federal do Amazonas e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Marta de Faria e Cunha Monteiro, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (PPGLg - 2014) na área de concentração em Linguística Aplicada; Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC (2009); Mestre em Letras pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1999); Licenciada em Letras - Língua e Literatura Inglesa (1993) e Bacharel em Administração de Empresas (1983) pela mesma instituição. Iniciou a profissão docente como professora do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos - ICBEU e atualmente é professora Associada II da UFAM, lotada na Faculdade de Letras - FLet, atuando no Curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa desde 08/04/1994 (há quase 30 anos) e no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) desde 01/08/2014. Tem experiência no planejamento e coordenação de cursos e projetos em Letras e na Linguística Aplicada, atuando principalmente, na área da formação de professores da educação básica, de Inglês para Fins Específicos IFE, dos letramentos, dos discursos, de identidades, da educação bilíngue, da elaboração de material didático e da metodologia da pesquisa científica. Na UFAM foi Chefe e Subchefe do extinto Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras - DLLE e ocupou cargos como os de Coordenadora Acadêmica do Curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa, dos Cursos de Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (Turmas 1 e 2), de Coordenadora Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu do extinto ICHL, atual IFCHS, de Coordenadora Administrativa do Programa Idiomas sem Fronteiras IsF, de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Línguas NucLi do IsF na UFAM e de Coordenadora do Convênio 05/2018 entre a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas - SEDUC/AM e UFAM. Tem apresentado comunicações em eventos de Linguística Aplicada, de formação de professores e do ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos - LinFe, entre outros. Atualmente é Gestora do recurso POSGRAD/FAPEAM 2022/2023 alocado para o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM.

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

BASTOS, Maria Ayane Costa; DE FARIA E CUNHA MONTEIRO, Marta.
Histórias em quadrinhos -HQ como alternativa para o ensino-aprendizagem interdisciplinar: um estudo de caso no ensino médio da escola pública no interior do Amazonas
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 26, p. 1–18, 17 Abr 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/23810. Acesso em: 16 mai 2025.