Histórias em quadrinhos -HQ como alternativa para o ensino-aprendizagem interdisciplinar
um estudo de caso no ensino médio da escola pública no interior do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441V9N26.2024.29Palavras-chave:
Histórias em Quadrinho-HQ;, Ensino-aprendizagem, Interdiscipliaridade;, Escola pública;Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar questões que permeiam o ensino-aprendizagem interdisciplinar por meio do gênero HQ no Ensino Médio de uma escola pública e, por objetivos específicos, buscou-se verificar a aplicabilidade desse ensino-aprendizagem interdisciplinar em componentes curriculares como Inglês, Artes e Projeto de Vida, e analisar como a interdisciplinaridade pode contribuir para promover a aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada em uma escola de Tempo Integral em Coari (AM), uma cidade no interior do Amazonas. O método adotado foi o estudo de caso e os resultados apontaram que a produção de histórias em quadrinhos é uma alternativa eficaz para o ensino-aprendizagem das disciplinas envolvidas no estudo, tendo permitido que os alunos superassem as dificuldades de compreensão e aplicação prática de alguns elementos do gênero HQ e apreendessem os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula de forma mais prática, despertando-lhes o protagonismo, a autonomia e a criticidade, uma vez que promoveu ainda a reflexão dos alunos sobre a forma como os diferentes conhecimentos teóricos podem se relacionar e ser aplicados na prática. O estudo revelou ainda que o trabalho interdisciplinar pode ser uma alternativa de minimizar o excesso de avaliações, que sobrecarrega os estudantes no período de provas, e que o trabalho interdisciplinar pode ser desenvolvido mesmo em contextos com poucos recursos. Dessa forma, concluímos que o trabalho interdisciplinar é uma alternativa eficaz que contribui para a o ensino-aprendizagem dos conteúdos estudados, mas também para a formação de um aluno mais crítico.
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