A COMPREENSÃO LEITORA NA PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO

Autores

  • Lara Luiza de Oliveira Santos Mestranda na Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Maria Angélica Freire de Carvalho Professora Adjunta IV do Departamento de Letras Vernáculas e do Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). http://orcid.org/0000-0003-1160-9359

Palavras-chave:

Gênero Resumo, Sumarização, Compreensão Leitora.

Resumo

Este estudo analisa como a capacidade de resumir dos alunos universitários é garantida pelo sucesso na compreensão leitora. Parte-se dos questionamentos: a) Será que a capacidade de resumir garante e/ou revela sucesso na compreensão? b) O aluno universitário, como competente para produzir textos, domina as habilidades de sumarização? Metodologicamente, esta é uma pesquisa exploratória, descritiva e de campo de abordagem qualitativa. Como fundamentação recorre-se, sobretudo, aos estudos de Van Dijk e Kintsch (1978; 1983), Matencio (2002), Machado (2002) e Van Dijk (2013). Para coletar os dados, dividiu-se os alunos em dois grupos, numericamente iguais, denominados de Grupo A (que permaneceu com o texto-base para consulta) e Grupo B (que não permaneceu com o texto-base para consulta). As análises orientam algumas conclusões: i) o Grupo A produziu o resumo seguindo a sequência do texto-base e com pouca criação de novas sentenças. ii) o Grupo B elaborou textos mais coesos elaborando novas sentenças. Conclui-se que a ausência da consulta ao texto-base exige que o aluno trabalhe mais com a memória, e maior emprego de estratégias inferenciais para a construção de sentido global do texto. Em contrapartida, a consulta ao texto-base, que seria um aliado, pode ser limitadora, pois os alunos não avançaram na criação de sentenças. Defende-se, pois, que o conhecimento e o uso das macrorregras na elaboração de resumos escritos, constitui-se como estratégia que contribui para identificar as ideias principais acarretando, portanto, na compreensão.

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Biografia do Autor

Lara Luiza de Oliveira Santos, Mestranda na Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda em Letras- Estudos da Linguagem na Universidade Federal do Piauí (UFPI); Graduada em Letras- Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência de Letras, com ênfase na área de Linguística, mais precisamente em Linguística Textual. Membro do grupo de pesquisa PROLETRAS, na UFPI, grupo de pesquisa em Língua e Linguagem, práticas multiletradas, delimitando os estudos sobre produção textual, leitura, teoria e prática.

Maria Angélica Freire de Carvalho, Professora Adjunta IV do Departamento de Letras Vernáculas e do Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Dedicou-se às questões de Educação nos processos formativos à distância. Integra o grupo de pesquisa PROLETRAS, na UFPI, grupo de pesquisa em Lingua e Linguagem, práticas multiletradas, delimitando os estudos sobre produção textual, leitura, teoria e prática. Atuou na colaboração, produção e revisão de materiais didáticos impressos e digitais para Ensino a distância (EaD). Desenvolveu consultorias e projetos, a entidades públicas e privadas, no âmbito municipal e estadual no Rio de Janeiro. Atuou como analista educacional no programa televisivio Salto para o Futuro, programa de formação continuada a distância - SEED/MEC, produzido pela TV Brasil (www.tvbrasil.com.br/salto). No trabalho desenvolvido no Programa, acompanhou a elaboração de vídeos e boletins educativos sobre séries temáticas, interagiu com professores especialistas e telecursistas no processo de realização dos debates ao vivo. Participou do Programa de qualificação docente de ensino de língua portuguesa no Timor-Leste, representando o governo brasileiro na qualidade de bolsista da Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior - CAPES.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

DE OLIVEIRA SANTOS, Lara Luiza; FREIRE DE CARVALHO, Maria Angélica.
A COMPREENSÃO LEITORA NA PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 16, p. 192–219, 1 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/14579. Acesso em: 24 dez 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos