A PERCEPÇÃO DA SÍLABA TÔNICA DOS HETEROTÔNICOS DO ESPANHOL POR ALUNOS BRASILEIROS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CURITIBA

Autores

  • Pollianna Milan Universidade Federal do Paraná/Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR)

Palavras-chave:

Percepção, Espanhol como L2, Aprendizes brasileiros, Heterotônicos.

Resumo

Esta pesquisa investiga a percepção das palavras heterotônicas, aquelas que têm a sílaba tônica diferente na comparação do português brasileiro e do espanhol. O objetivo é averiguar se estudantes brasileiros de espanhol como segunda língua conseguem perceber, com um teste auditivo, que existem palavras em espanhol que são semelhantes ao português, mas que apresentam uma diferença na localização da sílaba tônica. Os participantes deste estudo são 106 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba. Eles fizeram uma atividade avaliativa em que escutavam duas vezes a mesma palavra: na primeira deveriam escrever em uma folha a palavra escutada e na segunda deveriam circular a sílaba tônica. Ao todo foram escutadas 27 palavras heterotônicas, 9 palavras distratoras (que tinham a mesma sílaba tônica do português), totalizando 3.816 respostas analisadas. Os resultados mostram que os estudantes foram capazes de reconhecer a sílaba tônica dos heterotônicos do espanhol, demonstrando que, apesar de haver diferenças acentuais que poderiam dificultar o aprendizado de ditas palavras, isso não parece ser um empecilho aos aprendizes brasileiros de espanhol como segunda língua.

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Biografia do Autor

Pollianna Milan, Universidade Federal do Paraná/Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR)

Professora substituta do Departamento de Letras estrangeiras Modernas, Área de espanhol, da Universidade Federal do Paraná e professora concursada de espanhol da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

MILAN, Pollianna.
A PERCEPÇÃO DA SÍLABA TÔNICA DOS HETEROTÔNICOS DO ESPANHOL POR ALUNOS BRASILEIROS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CURITIBA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 16, p. 172–191, 1 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/14228. Acesso em: 24 dez 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos