TURISMO NO BRASIL: trajetórias para criação de um destino-nação

Autores

  • Wanderson José Francisco Gomes

Resumo

O presente estudo busca investigar o trajeto que levou o Estado brasileiro a uma mudança técnico-administrativa que lhe permitiu maior racionalidade institucional no trato com o setor do turismo (notadamente num recorte histórico de 1930 a 2003), decisiva para a criação do seu destino-nação e para o consumo de sua identidade nacional. Valendo-se de um levantamento documental-bibliográfico, propõe-se que as mudanças no papel regulatório do Estado a partir de 1970, aliadas à busca por modernização e dinamização da produção econômico e infraestrutura, deram ao país o direcionamento necessário para a criação de instâncias técnico-científicas e políticas públicas descentralizadas voltadas ao turismo.     

 Palavras-chave: Racionalidade institucional. Identidade nacional. Dinamização da economia. Políticas públicas. Turismo.

TOURISM IN BRAZIL: trajectories for creating a destination-nation

Abstract: The present study seeks to investigate the path that led the Brazilian State to a technical-administrative change that allowed it greater institutional rationality in dealing with the tourism sector (notably in a historical outline from 1930 to 2003), decisive for the creation of its nation-destination and for the consumption of its national identity. Using a documentay-bibliographic survey, it is proposed that the changes in there regulatory role of the State since 1970, combined with the search for modernization and dynamization of economic production and infrastructure, gave the country the necessary direction for the creation of instances technical-scientific and decentralized public policies aimed at tourism.

Keywords: Institutional rationality. National identity. Dynamization of economy. Public policy. Tourism.

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Biografia do Autor

Wanderson José Francisco Gomes

Possui graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS-UFAL), concluído em 2013, mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (PPGS-UFAL), concluído em 2015. Atuou como membro pesquisador do Observatório da Economia Criativa e da Economia do Turismo do Estado de Alagoas (OBECT/SEDETUR/FAPEAL/ICS/UFAL) e como Assistente de Pesquisa no Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Ocupa o cargo de secretário da Unidade Regional em Alagoas da ABECS - Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Tem experiência na área de pesquisa em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia dos mercados culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia criativa; economia da cultura, cultura popular e mercados culturais no Brasil; economia do turismo e mercados turísticos; Sociologia econômica; políticas públicas, políticas culturais, consumo cultural e políticas de turismo; estratificação social, desigualdade e desenvolvimento regional.

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

GOMES, Wanderson José Francisco.
TURISMO NO BRASIL: trajetórias para criação de um destino-nação
. Revista Turismo & Cidades, v. 2, n. 4, p. 162–184, 30 Nov 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 29 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos