v.6, n.1, jan./jun. 2013

					Visualizar v.6, n.1, jan./jun. 2013
Publicado: 2014-07-23

Editorial

  • Lélia Cristina Silveira de Moraes

    Lélia Cristina Silveira de Moraes, Maria Alice Melo
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.18764/

Artigos

  • A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação

    Heloísa Barreto Borges, Solange Mary Moreira Santos
    13-34
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de Pinóquio

    Alberto Filipe Araújo, Joaquim Machado de Araújo
    35-56
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • A construcao da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantes

    Shirleide Pereira da Silva Cruz, José Batista Neto
    57-75
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • A gestão do currículo e a educação integral: em busca da qualidade do ensino

    Cláudia Márcia de Oliveira Godoy, Maria Alice Bogéa Praseres, Clélia Capanema
    77-98
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • Identidade e diferença: a prática discursiva como estratégia nas aulas de língua materna

    Avany Aparecida Garcia, Iracema Gabler
    99-118
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • O pensamento pedagógico socialista: reflexões sobre a experiência educacional desenvolvida na Rússia pós-revolucionária sob a orientação de Pistrak

    Malila da Graça Roxo Abreu, Francisca das Chagas Silva Lima
    119-138
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • Referenciais Curriculares do Ensino Médio do Maranhão: uma análise discursiva da concepção de Língua Portuguesa e suas implicações teórico-metodológicas

    Ana Patrícia Sá Martins
    139-164
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • Sentidos de profissionalidade docente compartilhados por professores da educação superior

    Maria da Conceição Valença da Silva, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
    165-186
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • Professores do ensino superior: processos de desenvolvimento profissional e a base de conhecimentos para a docência

    Amali de Angelis Mussi
    187-208
    DOI: https://doi.org/10.18764/

Resumos de Dissertações

  • Trajetória educacional de mulheres em assentamentos de reforma agrária na região Tocantina-Ma

    Elisângela Santos de Amorim
    211
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • O sagrado e o profano na educação: um estudo do imaginário religioso na escola pública

    Alberes de Siqueira Cavalcanti
    212
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • A avaliação da aprendizagem no ensino superior: práticas avaliativas dos professores do curso de Pedagogia da UESB - Campus de Jequié

    Cacia Cristina França Rehem
    213
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • A mulher deve ser bela, deve ter graças e encantos: educação de salão na São Luís republicana (1890-1920)

    Camila Ferreira Santos Silva
    215
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • Em cena, o movimento estudantil acadêmico no Maranhão: 1930-1950

    Márcia Cordeiro Costa
    217
    DOI: https://doi.org/10.18764/
  • Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente

    Maria José dos Santos
    218
    DOI: https://doi.org/10.18764/