Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.18764/Palavras-chave:
Novas tecnologias da informação e da comunicação, Usos, Maneiras de fazer, Trabalho docenteResumo
Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação acerca dos usos pedagógicos das novas tecnologias da informação e da comunicação (NITC) em sala de aula do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de São Luís - MA. Como os professores utilizam as tecnologias disponibilizadas na escola em suas aulas? Com essa pergunta de partida, a presente dissertação foi desenvolvida. Visamos apreender, a partir da investigação da prática dos professores em sala de aula e das falas por meio de entrevistas e da aplicação de um questionário, que maneiras de fazer estavam sendo produzidas no exercício da docência quando dos usos pedagógicos das tecnologias disponibilizadas no espaço escolar. As análises basearam-se prioritariamente nos conceitos de uso ou consumo, estratégias, táticas e usuários de Michel Certeau (2008), de habitus de Pierre Bourdieu (2007c) e de técnica de Pierre Lévy (1999). Os usos ou consumo das NTIC na sala de aula do Ensino Médio constituem o foco do trabalho e são entendidos a partir da produção de formas próprias de consumo pelos usuários desses bens culturais. Partimos da hipótese de que no desenvolvimento do trabalho docente quando do uso das NTIC, ensino e aprendizagem relacionam-se como uma forma especial de produção e consumo. Neste sentido, o uso não ocorre de forma passiva como uma resposta às propostas e imposições expressas nos dispositivos legais (PCNEM e DCNEM), mas são práticas que surgem e são passíveis de subverterem a lógica dos fabricantes pensada para o uso dessas ferramentas, às quais subjaz o ideário mercadológico que sustenta o novo modelo econômico global.
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação. Usos. Maneiras de fazer. Trabalho docente.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho.
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação.
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.