Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente

Autores

  • Maria José dos Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/

Palavras-chave:

Novas tecnologias da informação e da comunicação, Usos, Maneiras de fazer, Trabalho docente

Resumo

Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação acerca dos usos pedagógicos das novas tecnologias da informação e da comunicação (NITC) em sala de aula do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de São Luís - MA. Como os professores utilizam as tecnologias disponibilizadas na escola em suas aulas? Com essa pergunta de partida, a presente dissertação foi desenvolvida. Visamos apreender, a partir da investigação da prática dos professores em sala de aula e das falas por meio de entrevistas e da aplicação de um questionário, que maneiras de fazer estavam sendo produzidas no exercício da docência quando dos usos pedagógicos das tecnologias disponibilizadas no espaço escolar. As análises basearam-se prioritariamente nos conceitos de uso ou consumo, estratégias, táticas e usuários de Michel Certeau (2008), de habitus de Pierre Bourdieu (2007c) e de técnica de Pierre Lévy (1999). Os usos ou consumo das NTIC na sala de aula do Ensino Médio constituem o foco do trabalho e são entendidos a partir da produção de formas próprias de consumo pelos usuários desses bens culturais. Partimos da hipótese de que no desenvolvimento do trabalho docente quando do uso das NTIC, ensino e aprendizagem relacionam-se como uma forma especial de produção e consumo. Neste sentido, o uso não ocorre de forma passiva como uma resposta às propostas e imposições expressas nos dispositivos legais (PCNEM e DCNEM), mas são práticas que surgem e são passíveis de subverterem a lógica dos fabricantes pensada para o uso dessas ferramentas, às quais subjaz o ideário mercadológico que sustenta o novo modelo econômico global.

Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação. Usos. Maneiras de fazer. Trabalho docente.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Santos, M. J. dos. (2014). Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente. Revista Educação E Emancipação, 218. https://doi.org/10.18764/

Edição

Seção

Resumos de Dissertações