Experiências educativas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura: um espaço não formal de aprendizagem

Autores

  • Alexsandro Ferreira de Souza Silva
  • Adson dos Santos Bastos Universidade do Estado da Bahia – UNEB
  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n2p165-184

Palavras-chave:

Estratégias Didáticas. Espaço não formal. Educação em Ciências.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de estudantes do Ensino Médio da rede pública sobre as estratégias metodológicas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Senhor do Bonfim, BA, compreendido como espaço não formal de ensino e aprendizagem em Ciências. Utilizamos uma metodologia de caráter exploratório e cunho qualitativo, que teve como instrumento de produção e de coleta dados um questionário fechado, que aplicado após a realização de uma oficina na área de Ciências. As oficinas integraram as ações metodológicas para poder compreender como aquele espaço se configura na ótica dos estudantes como um lócus não formal de aprendizagem, em se tratando das questões relativas à área do ensino de Ciências. Como resultados preliminares percebemos a importância que o referido Centro Juvenil logra no processo educacional dos sujeitos envolvidos.

Palavras-chave: Estratégias Didáticas. Espaço não formal. Educação em Ciências.

Educational experience in Youth Center of Science and Culture: a space of non – formal learning

ABSTRACT

The research aimed to analyze the concepts of high school students from public schools on the methodological strategies of the Youth Center of Science and Culture of Senhor do Bonfim, BA, understood as non - formal teaching and learning of Science. We use used an exploratory methodology and qualitative approach that had as an instrument of production and data collection A questionnaire, which was applied after conducting a workshop in the area of Sciences. The workshops integrated methodological actions to be able to understand how the space is configured in the view of students as a non-formal locus of learning, in the case of matters relating to the science of education. As preliminary results we realize the importance that that achieves Youth Centre in the educational process of the subjects involved.

Keywords: Teaching Strategies. Non formal space. Science Education.

Experiencias educativa en el Centro Juvenil Ciencia y Cultura: um espacio no formal de aprendizaje

RESUMEN

La investigación tuvo como objetivo analizar las concepciones de estudiantes de la Enseñanza Media de la red pública sobre las estrategias metodológicas del Centro Juvenil de Ciencia y Cultura de Señor del Bonfim, BA, comprendido como espacio no formal de enseñanza y aprendizaje en Ciencias. Utilizamos una metodología de carácter exploratorio y cuño cualitativo, que tuvo como instrumento de producción y de recolección de datos un cuestionario cerrado, que se aplicó tras la realización de un taller práctico en el área de Ciencias. Los talleres prácticos integraron las acciones metodológicas para poder comprender cómo aquel espacio se confi gura en la óptica de los estudiantes como un locus no formal de aprendizaje, en lo que se refiere de las cuestiones relativas a la enseñanza de Ciencias. Como resultados preliminares percibimos la importancia que el referido Centro Juvenil logra en el proceso educativo de los sujetos involucrados.

Palabras clave: Estrategias Didácticas. Espacio no formal. Educación en Ciencias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandro Ferreira de Souza Silva

Licenciando em Ciências Biológicas pela UNEB. Professor da Educação Básica. E-mail:
aleckissf@gmail.com.

Adson dos Santos Bastos, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Mestre em Ensino, História e Filosofi a da Ciência pela UFBA/UEFS. Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade – Diverso. E-mail: adson.bastos@hotmail.com.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC - UNEB. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia, lotado no DCHT - Campus XVI – Irecê. E-mail:faolis@ ig.com.br.

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

Silva, A. F. de S., Bastos, A. dos S., & Silva, F. O. da. (2017). Experiências educativas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura: um espaço não formal de aprendizagem. Revista Educação E Emancipação, p.165–184. https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n2p165-184

Edição

Seção

Artigos