Competência humana e digital - fronteiras ao aprender cooperativo
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n2p122-146Palavras-chave:
Educação à distância. Competência. Fluência digital.Resumo
Este artigo discute sobre as competências pedagógicas na educação à distância (EaD), como possibilidade de reflexão reconstrutiva da aprendizagem. Por meio da intercomunicação e da diversidade do saber, em relação às capacidades sempre renovadas do letramento e da fluência digital, visamos oferecer condições para a prática profissional do professor e para desenvolver a competência digital. A inquietação da proposta hermenêutica vem ao encontro da questão das diferenças e da ação processual necessária à constituição das competências de professores para atuarem em diferentes contextos da educação. Concluímos que a combinação de diversas competências da EaD, constitui-se no projetar-se de desafios em contínua transformação às fronteiras do aprender, intrínsecas ao agir socioeducativo.
Palavras-chave: Educação à distância. Competência. Fluência digital.
Human and digital competence - frontiers by cooperative learning
ABSTRACT
This article discusses pedagogical competences in distance education (EaD), as a possibility of reconstructive reflection on learning. Through intercommunication and the diversity of knowledge, in relation to the ever renewed capacities of literacy and digital fluency, we aim to offer the conditions to learn the professional practice of the teacher and to develop the digital competence. The uneasiness of the hermeneutic proposal addresses the issue of differences and procedural action necessary to build the competencies of teachers to act in different contexts of education. We conclude that the combination of several EaD skills consists in projecting challenges that are constantly changing to the boundaries of learning, intrinsic to socio-educational activity.
Keywords: Distance education. Competence. Digital fluency
Competencia humana y digital - fronteiras al aprender cooperativo
RESUMEN
Este artículo discute sobre las competencias pedagógicas en la educación a distancia (EaD), como posibilidad de refl exión reconstructiva del aprendizaje. A través de la intercomunicación y de la diversidad del saber, en relación a las capacidades siempre renovadas del alfabetismo y de la fl uencia digital, pretendemos ofrecer condiciones para la práctica profesional del profesor y para desarrollar la competencia digital. La inquietud de la propuesta hermenéutica viene al encuentro de la cuestión de las diferencias y de la acción procesal necesaria para la constitución de las competencias de profesores para actuaren en diferentes contextos de la educación. Concluimos que la combinación de diversas competencias de la EaD, se constituye en el proyectarse de desafíos en continua transformación a las fronteras del aprendizaje, intrínsecas al actuar socioeducativo.
Palabras clave: Educación a distancia. Competência. Fluidez digital
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