Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes
Palavras-chave:
Processo educativo, Pequenas histórias, Ateliê de artes.Resumo
Resumo
O artigo discute o papel do ateliê de artes no contexto da educação, compreendida em sua dimensão integral e existencial, e não apenas reduzida ao processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no âmbito da educação formal. A experiência dos ateliês de artes para crianças coordenadas por uma arte-educadora, na cidade de São Paulo, enriquece
a discussão, no sentido de tratar o espaço e o tempo dedicados à atividade como um continente para o desenvolvimento da subjetividade dos participantes, no sentido de uma educação do fazer alma. No contato
mediado, pela arte, entre a materialidade do mundo e a subjetividade dos participantes, o ateliê de artes enseja a busca do significado como finalidade de todo processo educativo.
Palavras-chave: Processo educativo. Pequenas histórias. Ateliê de artes.
Abstract
The present article discusses the role of the “atelier of Arts” in the context of the education understood from its integral and existential dimension, and not only reduced to the teaching-learning process that takes place at formal school. The living experience of the “ateliers of Arts” for children, coordinated by an Art-educator in the city of Sao Paulo, enriches the
discussion, when treats the space and time dedicated to the activity as a continent for the development of the pupils’ subjectivity, in the sense of soul-making. In the contact, mediated by the Art, between the world’s materiality and the subjectivity of the pupils, the “atelier of Arts” proposes the searching of meaning as the goal of all educative process.
Keywords: Educative process. Short stories. Atelier of arts.
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