Análise semiótica do discurso e perspectivas educacionais na mídia: quando o negro é colocado como figurante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.2

Palavras-chave:

análise do discurso, cultura, discurso educacional, preconceito racial, semiótica

Resumo

Este estudo faz uma análise do discurso de dois textos veiculados nas redes sociais da internet e duas reportagens televisionadas. replicados no ciberespaço, sobre o preconceito racial. O objetivo deste estudo é o de analisar o discurso e descrever a ideologia e sistemas de valores implícitos nos textos, além de discutir o papel da mídia, como veículo do discurso educacional no que se refere ao combate a crimes de preconceito. Por meio dessa análise discursiva, é possível não só evidenciar o modo como são manifestadas as relações intersubjetivas no contexto midiático, como também revelar as representações ideológicas contemporâneas sobre a temática racial. Para tal estudo, utilizamos a metodologia semiótica. Verifica-se, por outro lado, que se manifestam discursos com uma intencionalidade educativa que não se desenvolve na escola, abrindo espaço para uma discussão sobre o papel da mídia, como veículo de discursos educativos e preventivos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação Escolar (UNESP). Docente Colaborador no Programa de Pós – Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Maria Cecília de Souza Minayo

Doutora em Saúde Pública. Pesquisadora Emérita da FIOCRUZ e CNPq, Bolsista Produtividade 1A.

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

SILVA, Renan Antônio da; MINAYO, Maria Cecília de Souza.
Análise semiótica do discurso e perspectivas educacionais na mídia: quando o negro é colocado como figurante
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 1, p. 47–72, 6 Mai 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 16 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos