A percepção da criança típica sobre a criança com deficiência em uma escola do ensino regular da rede pública da cidade de Pelotas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p274-291Palavras-chave:
Deficiência. Inclusão Escolar. Terapia Ocupacional.Resumo
O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção da criança típica em relação à convivência com a criança com deficiência dentro do ambiente escolar, observando suas interações e seu conhecimento referente à deficiência, além de verificar a importância da colaboração de um profissional da terapia ocupacional dentro desse espaço. É um estudo de caráter qualitativo, sendo utilizado como material de avaliação um questionário aberto sobre a percepção da criança típica em relação ao colega com deficiência, um questionário para coleta de dados demográficos e um questionário a ser respondido em forma de desenho pelas crianças. A análise de dados qualitativos de Bardin (1977) foi empregada para interpretar os resultados das entrevistas. Participaram do estudo oito crianças entre 5 e 8 anos de idade. Os resultados demonstraram que as crianças típicas não compreendem o termo deficiência como algo que exclui a participação do colega com deficiência das atividades escolares, entretanto sabem observar as limitações apresentadas. Neste estudo, as crianças típicas não demonstraram preconceito em relação às diferenças, mas reproduziram percepções construídas socialmente, retratando os pensamentos de pessoas de sua convivência sobre a criança com deficiência. Acredita-se que a convivência entre as crianças produz uma sociedade mais diversa e aberta a conviver com as diferenças.
Palavras-chave: Deficiência. Inclusão Escolar. Terapia Ocupacional.
The perception of the typical child about the disabled child in a school of regular education of the public network of the city of Pelotas
ABSTRACT
The objective of this study is to identify the typical child's perception regarding the coexistence with the child with disabilities within the school environment, observing their interactions and their knowledge regarding the disability, as well as to verify the importance of the collaboration of an occupational therapy professional within space. It is a qualitative study, being used as an evaluation material an open questionnaire about the typical child's perception in relation to the colleague with a disability, a questionnaire for the collection of demographic data and a questionnaire to be answered in the form of a drawing by the children. Bardin's (1977) qualitative data analysis was used to interpret the interview results. Eight children between 5 and 8 years of age participated in the study. The results showed that typical children do not understand the term disability as something that excludes the participation of the disabled classmate of the school activities, however they know to observe the presented limitations. In this study, typical children did not show prejudice in relation to differences, but reproduced socially constructed perceptions, portraying the thoughts of people living with them about the disabled child. It is believed that the coexistence between children produces a society more diverse and open to live with the differences.
Keywords: Disability. School Inclusion. Occupational Therapy.
La Percepción del niño típico sobre el niño con discapacidad en una escuela de enseñanza regular de la red pública de la ciudad de Pelotas
RESUMEN
El presente estudio tiene como objetivo identificar la percepción del niño típico con relación a la convivencia con el niño con discapacidad dentro del ambiente escolar, observando sus interacciones y su conocimiento referente a la discapacidad, además de verificar la importancia de la colaboración de un profesional de la terapia ocupacional dentro de ese espacio. Es un estudio de carácter cualitativo, siendo utilizado como material de evaluación un cuestionario abierto sobre la percepción del niño típico con relación al compañero con discapacidad, un cuestionario para la recogida de datos demográficos y un cuestionario a ser respondido en forma de dibujo por los niños. El análisis de datos cualitativos de Bardin (1977) fue empleado para interpretar los resultados de las entrevistas. En el estudio participaron ocho niños entre 5 y 8 años de edad. Los resultados demostraron que los niños típicos no entienden el término deficiencia como algo que excluye la participación del compañero con discapacidad de las actividades escolares, sin embargo saben observar las limitaciones presentadas. En este estudio, los niños típicos no mostraron prejuicio con relación a las diferencias, pero reprodujeron percepciones construidas socialmente, retratando los pensamientos de personas de su convivencia sobre el niño con discapacidad. Se cree que la convivencia entre los niños produce una sociedad más diversa y abierta a convivir con las diferencias.
Palabras clave: Discapacidad. Inclusión Escolar. Terapia Ocupacional.
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