Literatura com conteúdo(s) matemático(s) na perspectiva do Mateludicando

Autores

  • Claudionor Renato da Silva Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n1p227-249

Palavras-chave:

MATEludicando. Literatura. Matemática.

Resumo

Literatura com conteúdo matemático ou conteúdos matemáticos é um conceito desenvolvido a partir de produções nacionais e internacionais na interface matemática/literatura, matemática/ literatura infantil, matemática/histórias infantis. Este conceito permite à abordagem do “MATEludicando” (SILVA, 2015; 2017), de base huizinganiana, fundamentada no lúdico, organizar um checklist com a produção de literatura com conteúdo(s) matemático(s) desenvolvido numa disciplina de Fundamentos e Metodologias de Matemática de um curso de Pedagogia, de uma universidade federal na região norte do país. A problemática instaurada é: dos livros produzidos que elementos do MATEludicando estão aí presentes e quais necessitam ser identifi cados e aprofundados? Objetiva-se, assim, uma aplicabilidade direta do MATEludicando, com produção de literatura infantil com conteúdo matemático. Segue-se numa abordagem qualitativa de pesquisa com o uso da técnica experimental, segundo Severino (2007). Os resultados indicam algumas pequenas aproximações à abordagem, exigindo um esforço mais concentrado nas pesquisas ainda em andamento. Outro ponto a considerar é a necessidade de aprofundamentos nos elementos do checklist que são norteadores da metodologia de aplicação do MATEludicando na literatura voltada para o ensino-aprendizagem de matemática na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Palavras-chave: MATEludicando. Literatura. Matemática.

 

Literature with mathematical content in the perspective of Matheplayful

ABSTRACT

Literature with mathematical (s) content (s) is a concept developed from national and international productions in mathematics interface / literature, math / children’s literature, math / children’s stories. This concept allows the pedagogical practice approach “MATHEludicando” of huizinganiana basis (SILVA, 2015, 2017), based on the playful, organize an initial checklist from the production of books with literature mathematical (s) content (s) developed in a discipline of fundamental of Mathematics and methodologies of a Faculty of Education, a federal university in the north of the country. The problem is introduced: the produced books MATHEludicando elements are present there and which need to be identifi ed? Thus, a direct applicability of the MATHEludicando with the production of children’s literature with mathematical content. It follows a qualitative research approach using the experimental technique, according to Severino (2007). The results indicate some minor approaches to the approach, requiring a more concerted effort still in progress. Another point to consider is the need for deepening the checklist of elements that are guiding of MATHEludicando application methodology in the literature, focusing on the mathematics teaching and learning in early childhood education and early years of elementary school.

Keywords: MATHEludicando. Literature. Mathematical.

 

Literatura con contenido (s) matemático (s) en la perspectiva del Mateludicando

RESUMEN

La literatura con contenido matemático o contenidos matemáticos es un concepto desarrollado a partir de producciones nacionales e internacionales en la interfaz matemática / literatura, matemáticas / literatura infantil, matemáticas / historias infantiles. Este concepto permite el abordaje del “MATEludicando” (SILVA, 2015, 2017), de base huizinganiana, fundamentada en el lúdico, organizar un checklist con la producción de literatura con contenido (s) matemático (s) desarrollado en una disciplina de Fundamentos y Metodologías de Matemática de un curso de Pedagogía, de una universidad federal en la región norte del país. La problemática instaurada es: ¿qué elementos del MATEludicando de los libros producidos están ahí presentes y cuáles necesitan ser identifi cados y profundizados? Se pretende, así, una aplicabilidad directa del MATEludicando, con producción de literatura infantil con contenido matemático. Se sigue un abordaje cualitativo de investigación con el uso de la técnica experimental, según Severino (2007). Los resultados indican algunas pequeñas aproximaciones al enfoque, exigiendo un esfuerzo más concentrado en las investigaciones aún en marcha. Otro punto que se considerará es la necesidad de profundizar en los elementos del checklist que son orientadores de la metodología de aplicación del MATEludicando en la literatura volcada para la enseñanza-aprendizaje de matemáticas en la educación infantil y años iniciales de la enseñanza fundamental.

Palabras clave: MATELudicando. La literatura. Matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP/FCLar). Professor e pesquisador na Universidade Federal de Goiás/Regional de Jataí: Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Membro Associado da ABEC-BRASI (Associação Brasileira de Editores Científi cos), da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros) – Área Educação.

Downloads

Publicado

2019-01-29

Como Citar

SILVA, C. R. da. Literatura com conteúdo(s) matemático(s) na perspectiva do Mateludicando. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. P.227–249, 2019. DOI: 10.18764/2358-4319.v12n1p227-249. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10754. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos