LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmica

Autores

  • Keith Daiani da Silva Braga Universidade Estadual Paulista
  • Marcio Rodrigo Vale Caetano Universidade Federal do Rio Grande (UFRG)
  • Arilda Inês Miranda Ribeiro Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p127-145

Palavras-chave:

Escola, Levantamento bibliográfico, Invisibilidade,

Resumo

Os estudos interseccionais entre gênero e sexualidade, em especial, daqueles que se centram na temática da “diversidade sexual”, no campo da Educação, têm sido, nas últimas duas décadas, bastante explorados em trabalhos acadêmicos realizados no Brasil. Contudo, parte ínfima das pesquisas brasileiras tem como eixo as experiências de mulheres lésbicas. Nosso texto se localiza, por meio da pesquisa bibliográfica, numa tentativa de mapear os trabalhos do campo da Educação que se centram em analisar as condições escolares de mulheres que reivindicam a identidade “lésbica”. Com o levantamento, pontuamos que a experiência lésbica na escola se aloca em três vertentes: a invisibilidade, a hipervisibilidade e a lesbofobia. Em nosso artigo, intentamos chamar a atenção para a relevância social dos estudos sobre as lesbianidades implicadas nas pesquisas de gênero, sexualidade, diversidade sexual e educação diante do momento histórico do nosso país, em que se multiplicam discursos políticos conservadores.

LESBIANITIES AND EDUCATION: interrogating academic production

Abstract: Intersectional studies between gender and sexuality, especially those focusing on the “sexual diversity” thematic in the field of Education, have been explored in the last two decades in academic studies carried out in Brazil. However, a very small part of the Brazilian research has as its axis at the experiences of lesbian women. Our text is located, through the bibliographical research, in an attempt to map the works at the field of Education that focus on analyzing the school conditions of women who claim the "lesbian" identity. With this survey, we pointed out that the lesbian experience in school focuses on three aspects: invisibility, hyper visibility and lesbophobia. In our article, we try to call attention to the social relevance of studies on the lesbianities involved in the research of gender, sexuality, sexual diversity and education in the face of the historical moment of our country, in which conservative political discourses multiply.

Keywords: School. Bibliographical survey. Invisibility.

 LESBIANIDADES Y EDUCACIÓN: interrogando la producción académica

Resumen: Los estudios interseccionales entre género y sexualidad, en especial, de aquellos que se centran en la temática de la "diversidad sexual", en el campo de la Educación, ha sido en las últimas dos décadas bastante explorados en trabajos académicos realizados en Brasil. Sin embargo, parte ínfima de las encuestas brasileñas tienen como eje las experiencias de mujeres lesbianas. Nuestro texto se localiza, a través de la investigación bibliográfica, en un intento de mapear los trabajos del campo de la Educación que se centran en analizar las condiciones escolares de mujeres que reivindican la identidad "lésbica". Con el levantamiento, puntuamos que la experiencia lésbica en la escuela se centra en tres vertientes: la invisibilidad, la hipervisibilidad y la lesbofobia. En nuestro artículo, intentamos llamar la atención sobre la relevancia social de los estudios sobre las lesbianidades implicadas en las investigaciones de género, sexualidad, diversidad sexual y educación ante el momento histórico de nuestro país, en que se multiplican discursos políticos conservadores

Palabras clave: Escuela. Levantamiento bibliográfico. Invisibilidad.

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Biografia do Autor

Keith Daiani da Silva Braga, Universidade Estadual Paulista

Mestra e doutoranda em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -FCT/UNESP. Graduada em Pedagogia pela FCT/UNESP e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.  Membro do NUDISE- Núcleo de Diversidade Sexual na Educação. Desenvolve estudos e se interessa por temas relacionados ao gênero e sexualidade na educação tais como: lesbofobia, transfobia e homofobia na escola e trajetória educacional de sujeitos não-heterossexuais.

Marcio Rodrigo Vale Caetano, Universidade Federal do Rio Grande (UFRG)

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e líder do Nós do Sul- Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Cultura. Desenvolve e orienta pesquisas sobre os temas: currículos e culturas, masculinidade (s) e populações lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual.

Arilda Inês Miranda Ribeiro, Universidade Estadual Paulista

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Doutora em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Criadora e Líder do grupo NUDISE- Núcleo de Diversidade Sexual na Educação (FCT/UNESP). Durante toda a sua trajetória acadêmica desenvolveu e orientou estudos sobre: história das mulheres, questões de gênero e educação, sexualidade e homofobia na escola.

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

BRAGA, Keith Daiani da Silva; CAETANO, Marcio Rodrigo Vale; Ribeiro Arilda Inês Miranda.
LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmica
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 127–145, 11 Out 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos