O PROTAGONISMO QUILOMBOLA NA COMUNIDADE BOQUEIRÃO DA ARARA, CEARÁ

Autores

  • Tânia Gorayeb Sucupira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Gerardo Vasconcelos Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Camila Saraiva de Matos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Antônio Roberto Xavier Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p67-86

Palavras-chave:

Quilombo, Cultura, Memórias, Educação, Boqueirão da Arara,

Resumo

Esta escrita objetiva demonstrar o protagonismo político e cultural dos moradores do quilombo Boqueirão da Arara, no estado do Ceará, em seu percurso de autorreconhecimento e legitimação oficial como comunidade de descendentes de antigos escravos. Para tanto, recorre-se metodologicamente à pesquisa participante; como procedimento técnico, à abordagem qualitativa e às técnicas da História Oral, além da prática de observação direta e ao uso de entrevistas abertas para coletar dados e compreender o que os quilombolas veem, creem e pensam acerca de seu legado cultural e de sua ancestralidade, por meio da análise de suas narrativas. Entre os resultados obtidos, antecipa-se que o protagonismo político do grupo conquistou para a comunidade o reconhecimento legal de seu povoado como sendo legítimo território remanescente de quilombos tradicionais. No tocante ao protagonismo cultural, conclui-se que, se mantêm nas famílias saberes geracionais legados de seus antepassados escravos, cujas práticas sociais estão ligadas à coleta de frutas em pomares herdados, agricultura de subsistência, atividades de pastoreio de reses e pequenas criações e produção de peças artesanais com elementos naturais da região.

THE QUILOMBOLA PROTAGONISM IN BOQUEIRÃO DA ARARA COMMUNITY, CEARÁ

Abstract: This article aims to demonstrate the political and cultural protagonism of the residents of the Boqueirão da Arara quilombo, in the state of Ceará, in their journey of self-recognition and official legitimation as a community of descendants of former slaves. For this purpose, we used the participant research as methodology, the qualitative approach and techniques of oral history as a technical procedure, besides the practice of direct observation and the use of open interviews to collect data and to understand what the quilombolas see, believe and think about their cultural legacy and their ancestry, through the analysis of their narratives. Among the results obtained, we anticipate that the political protagonism of the group conquered for the community the legal recognition of its settlement as being a legitimate remnant territory of traditional quilombos. With regard to cultural protagonism, the conclusion is that the families maintain the generational knowledge of their slave ancestors, whose social practices link to the collection of fruits in inherited orchards, subsistence agriculture, cattle grazing activities and production of handmade pieces with natural elements of the region.

Keywords: Quilombo. Culture. Memoirs. Education. Boqueirão da Arara.

EL PROTAGONISMO QUILOMBOLA EN LA COMUNIDAD BOQUEIRÃO DA ARARA, CEARÁ

Resumen: El presente artículo tiene como objetivo demostrar el protagonismo político y cultural de los habitantes del quilombo Boqueirão da Arara, en el estado de Ceará, en su trayectoria de autorreconocimiento y legitimación oficial como comunidad de descendientes de antiguos esclavos. Para ello, se trabaja metodológicamente con la investigación participante; como procedimiento técnico, se utilizan el abordaje cualitativo y las técnicas de la Historia Oral, además de la práctica de observación directa y de entrevistas abiertas para colectar datos y comprender qué ven, creen y piensan los quilombolas sobre su legado cultural y su ancestralidad mediante el análisis de sus narrativas. Entre los resultados obtenidos, se constata que el protagonismo político del grupo conquistó para la comunidad el reconocimiento legal de su pueblo como siendo legítimo territorio remanente de quilombos tradicionales. En el tocante al protagonismo cultural, se concluye que se mantienen en las familias saberes generacionales legados de sus antepasados cautivos, cuyas prácticas sociales están vinculadas a la colecta de frutas en pomares heredados, agricultura de subsistencia, actividades de ganado y pequeñas crianzas y producción de artesanías con elementos naturales de la región.

Palabras clave: Quilombo. Cultura. Memórias. Educação. Boqueirão da Arara.

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Biografia do Autor

Tânia Gorayeb Sucupira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Faculdade Kyrius). Graduação em Pedagogia (UFC). Professora na SME-Fortaleza. Pesquisadora do Núcleo História e Memória da Educação NHIME/UFC.

José Gerardo Vasconcelos, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Filosofia Política pela UECE (1989). Mestre em Sociologia pela UFC (1993). Doutor em Sociologia pela UFC (1997). Pós Doutor em Artes Cênicas pela UFBA (2002). Pós Doutor em Educação pela UFPB (2012). Pós Doutor em História da Educação pela UFRN (2015). É líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ de História e Memória da Educação – NHIME.

Camila Saraiva de Matos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Pesquisadora do Núcleo de História e Memória da Educação NHIME/ UFC. Bolsista Capes.

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor e Pós-doutor em Educação (UFC, UFPB), Mestre em Sociologia (UECE); Mestre em Planejamento e Políticas Públicas (UECE), Especialista em História e Sociologia (URCA), Graduado em História (UECE) e em Pedagogia (FAK). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Pesquisa: Culturas, História, Memória e Educação. É Líder do Grupo de Pesquisa GPS (Gestão de Políticas Sociais) da UNILAB/ICSA/CNPq.

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

SUCUPIRA, Tânia Gorayeb; VASCONCELOS, José Gerardo; MATOS, Camila Saraiva de; XAVIER, Antônio Roberto.
O PROTAGONISMO QUILOMBOLA NA COMUNIDADE BOQUEIRÃO DA ARARA, CEARÁ
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 67–86, 11 Out 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos