OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.72Palavras-chave:
estratégia pedagógica, práticas discursivas, produção de subjetividades, Pibid, controle de sujeitosResumo
O texto tem como objetivo conhecer os discursos que o PIBID produz, para materializar os significados que este programa institui para a docência, pelos quais supervisores/as são formados. A produção
foucaultiana de sujeitos inspirou a análise dos documentos que visa responder quais são os discursos que o PIBID produz, para divulgar o que pensa acerca da docência e que tornou possível a sua continuidade. Como uma forma de produção de subjetividades, a análise demonstrou uma reconfiguração de práticas discursivas na formação de professores(as), colocando em movimento, discursos da qualidade, da inovação, da experimentação em uma política de formação neoliberal. A análise considerou o programa como uma estratégia pedagógica de governo, que trabalha selecionando discursos potencializadores à produção e ao controle de sujeitos, e para a melhoria da qualidade e valorização da formação docente.
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