INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCRITA DO SURDO

Autores

  • Anny Wanneska Loureiro Brás
  • Marisa Pascarelli Agrello

Resumo

Nossa experiência com a Psicopedagogia nos proporcionou encontros com alunos surdos que apresentavam dificuldades na escrita da Língua Portuguesa e na compreensão leitora da língua. Essa problemática consiste na dificuldade da elaboração de um discurso escrito, pois, a forma como os surdos escrevem não está bem articulada de acordo com a estrutura gramatical da Língua Portuguesa, visto que sua primeira língua é a língua de sinais, pois para os surdos a aquisição da escrita, representa a alfabetização e letramento de uma segunda língua com diferenças fonológicas, morfológicas e sintáticas, por isso apresentam ‘irregularidades’ na escrita, visto que essas ‘irregularidades’ coincidem com construções próprias de sua primeira língua, a língua de sinais. É de suma importância entender as especificidades do processo de aprendizagem da escrita do surdo de nosso país, pois esses alunos estão inseridos em instituições escolares em que muitas vezes seus professores e gestores desconhecem suas especificidades o que dificultam pensar em propor alternativas que melhorem a prática pedagógica, favorecendo um aprendizado efetivo para que o surdo possa aprender os demais conteúdos acadêmicos que chegam para eles através da escrita da língua portuguesa. Para tanto faz-se necessário a figura do Psicopedagogo para mediar relações e o processo de escrita do surdo através de suas técnicas avaliativas e interventivas. Subsídios teóricos em Beyer (2004), Carnio, Couto e Lichtig (2000), Fernandes (1999, 2000), Goldfeld (2002), Kozlowski (2000) e Quadros (1997) que, associados a outros adquiridos por experiências e em fontes bibliográficas que possibilitaram a reflexão sobre a problemática do processo de aquisição da escrita do surdo.

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Publicado

2017-03-07

Como Citar

BRÁS, Anny Wanneska Loureiro; AGRELLO, Marisa Pascarelli.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCRITA DO SURDO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 1, n. 3, p. 9–39, 7 Mar 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/6463. Acesso em: 26 dez 2024.

Edição

Seção

Libras: conquistas e desafios após Decreto nº 5626/2005