Leitura literária no ensino fundamental: uma experiência a partir do gênero conto

Autores

  • Antônio Loureiro da Silva Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Afrânio Câmara-Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Leitura, Literatura, Conto Literário.

Resumo

Este artigo é o relato de uma experiência de ensino de literatura com base no gênero conto que foi realizada no âmbito do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi o interesse em promover práticas de leitura literária visando estimular o gosto pela literatura e pela leitura. Para isso, abordamos aspectos sobre a leitura, sua importância, o valor e características do conto literário, bem como o poder que tem a literatura no conjunto das artes produzidas e apreciadas pela humanidade. Apresentamos algumas ações que empreendemos durante a execução de um projeto de Dissertação de Mestrado desenvolvido por nós, em 2015, versando sobre a necessidade de ampliar o letramento literário dos alunos de ensino fundamental. A base teórica inclui Candido, Todorov, Cortázar, Cosson, Praxedes, Paulino e outros. A parte prática foi executada na E.E. Juscelino Kubitschek, em Assu-RN. Nessa parte da pesquisa, detalhamos situações vivenciadas em sala de aula e analisamos criticamente as potencialidades, limitações e especificidades do ensino de literatura e leitura nesse contexto. Compreendemos, ao final, que não é tão simples motivar adolescentes para a leitura literária. Além disso, o grau de dificuldade que eles têm na hora de decifrar as palavras e compreender o que estão lendo, compromete a qualidade de suas leituras. Não obstante, os resultados apontaram que existe uma boa recepção para quem se interessa por ensinar leitura e literatura, contanto que isso seja feito de uma forma muito cuidadosa, planejada, paciente e até no bom humor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

NETO, Antônio Loureiro da Silva; CÂMARA-PEREIRA, Francisco Afrânio.
Leitura literária no ensino fundamental: uma experiência a partir do gênero conto
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 1, n. 2, p. 64–90, 15 Dez 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/5821. Acesso em: 29 dez 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura: a pesquisa, a teoria e o método