CORPO, SILÊNCIO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NO ROMANCE LAVOURA ARCAICA, DE RADUAN NASSAR

Autores

Palavras-chave:

Corpo, Silêncio, Sentido.

Resumo

A proposta do artigo foi problematizar o corpo no romance Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. Através da voz narrativa de André, pretende-se analisar os sentidos do corpo em personagens como o próprio André, Pedro, Ana, o pai Yohanna e a mãe. A ideia é pensar um corpo que não pode ser reduzido ao silêncio, mas diferentemente, é um corpo que se manifesta a partir dos gestos, atitudes, condutas, modos de vida. Um corpo que não se deixa silenciar. Nessa perspectiva, observa-se que em Lavoura Arcaica, André, esse narrador-protagonista, organiza toda a sua narrativa de forma que se pode pensar o corpo enquanto um poderoso signo, pois este mesmo corpo é fio condutor do romance, mesmo que de maneira escorregadia, desafiando-nos a uma particular experiência de leitura do texto nassariano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

jacqueline Ribeiro de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU e Mestre em Letras/Estudos Literários (2012) pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.Tem atuado no ensino e na pesquisa na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, Línguas Estrangeiras Modernas e Literatura Brasileira. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros, MG

Alex Fabiano Jardim, Universidade Estadual de Montes Claros, MG

Doutor em Filosofia. Professor do Departamento de Filosofia, do Mestrado em Letras/Estudos Literários Unimontes e do Mestrado Profissional em Filosofia-Unimontes, MG

Referências

BLANCHOT, Maurice. A voz narrativa (o eu, o neutro). In: A conversa infinita 3: a ausência do livro, o neutro o fragmentário. Trad. João Moura Jr. São Paulo: Escuta, 2010, p. 141-151.

DANTAS, Maria Flávia Drummond. Raduan Nassar e o silêncio da escrita. In: Em Tese. Belo Horizonte, Pos-Lit – Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários – FALE/UFMG, ano V, nº 5, dez, 2002, p. 273-282.

DELEUZE, Gilles. Síntese assimétrica do sensível. In. DELEUZE, Gilles. Di¬ferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988, p. 355-414.

DELEUZE, G. Proust e os signos. Trad. Antônio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. (1996). 4. ed. São Paulo: Pontes.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 4. ed. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1997.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Corpo e sujeito: na dança, os sentidos. Anais do Enelin, p. 1-7. Disponível em: www.cienciasdalinguagem.net/enelin, 2011. Acesso: 02/06/2012.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia.. 2. ed. São Paulo: Pontes Editores, 2012.

RODRIGUES, André Luis. Ritos da paixão em Lavoura Arcaica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SPINK, Mary Jane (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SEDLMAYER, Sabrina. Ao lado esquerdo do pai. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.

TACCA, Oscar. As vozes do romance. Tradução de Margarida Coutinho Gouveia. 2 ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1983.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

SOUZA, Jacqueline Ribeiro de; JARDIM, Alex Fabiano.
CORPO, SILÊNCIO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NO ROMANCE LAVOURA ARCAICA, DE RADUAN NASSAR
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 199–222, 4 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários