Pinceladas do sertão: formação, experiência e abertura educomunicacional no semiárido baiano

Autores

  • Henrique Oliveira de Araújo
  • Victor Amar Universidad de Cádiz (Andaluzia, Espanha)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n3p154-172

Palavras-chave:

Educação, Comunicação, Formação, Subjetividade

Resumo

 Para além dos conteúdos fetichizados da mídia de massas, o presente artigo leva em consideração as expressões, sentimentos e subjetividades daqueles que Touraine e Khosrokhavar (2002) chamaram de “indivíduos em subjetivação” no contexto do Semiárido baiano. Em outras palavras, o texto que se segue defende uma comunicação que educa através de uma práxis e de um conhecimento mestiçado: misturado pela transversalidade cultural e experiencial dos sujeitos e que se lança ao desafio de refletir sobre outra possibilidade formativa. 

Palavras-chave: Educação, Comunicação, Formação, Subjetividade

Brushes of the sertão: training, experience and educommunicational opening in Bahia´s semi-arid

Abstract

 In addition to the fetishized contents of the mass media, this article takes into account the expressions, feelings and subjectivities of those that Touraine and Khosrokhavar (2002) called "individuals in subjectivation" in the context of Bahia semi-arid. In other words, the following text defends a communication that educates through a praxis and a mestizo knowledge: mixed by the cultural and experiential transversality of the subjects, and that launches the challenge of reflecting on another formative possibility.

Keywords: Education, Communication, Formation, Subjectivity

Pinceladas del sertão: educación, experiencia y apertura educomunicacional en  semiárido baiano

Resumen

 Además del contenido fetichista de los medios de comunicación, este artículo tiene en cuenta las expresiones, sentimientos y subjetividades de quienes Touraine y Khosrokhavar (2002) llaman de "individuos en subjetivación" en el contexto del semiárido Bahiano. En otras palabras, el texto que sigue sostiene una comunicación que educa a través de una práctica y un conocimiento mestizo: mezclado por la transversalidad cultural  y vivencial de los sujetos, y que se pone en el reto de reflexionar sobre una otra posibilidad formativa.

Palabras-clave: Educación, Comunicación, Formación, Subjetividad

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Biografia do Autor

Henrique Oliveira de Araújo

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduação em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Desenvolve projeto de pesquisa em comunicação, educação e formação das juventudes junto à UNEB e o grupo de pesquisa HUM 818 - Medios de comunicación y educación; da Universidade de Cadiz (Espanha). Coordenou a equipe de educomunicação popular do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA).

Victor Amar, Universidad de Cádiz (Andaluzia, Espanha)

Doutor em tecnologia educativa pela Universidad de Sevilla (1991). Professor titular do Departamento de Didática da Universidad de Cádiz (Andaluzia, Espanha), Diretor do Grupo de Pesquisa HUM 818 – Medios de Comunicación y Educación (EDUCOM) na mesma universidade e professor tutor da Universidad Nacional de Educación a Distancia.

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Publicado

2017-10-09

Como Citar

ARAÚJO, Henrique Oliveira de; AMAR, Victor.
Pinceladas do sertão: formação, experiência e abertura educomunicacional no semiárido baiano
. Revista Educação e Emancipação, n. 1, p. p.154–172, 9 Out 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7720. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos