Retratos de Historicidades no PPGE da UFT– 2014 a 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e27010

Palavras-chave:

história da educação, interculturalidade, PPGE-UFT

Resumo

O artigo "Retratos de Historicidades no PPGE da UFT – 2014 a 2024" analisa a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no período de 2014 a 2024, com foco nas temáticas de História da Educação e Interculturalidade. Inspirado na pintura "Os tormentos do trabalho criativo" de Leonid Pasternak, o texto reflete sobre o processo de criação e a importância da arte e da literatura como formas de engajamento com o mundo. O estudo utiliza a metodologia de "estado do conhecimento" para mapear e analisar 25 dissertações que abordam essas temáticas, destacando a diversidade cultural, a educação do campo, a educação indígena e a formação de professores. As pesquisas revelam a importância de uma educação contextualizada e inclusiva, que valorize os saberes tradicionais e promova o diálogo intercultural. O artigo também identifica lacunas, como a escassez de estudos sobre cultura afro-brasileira e a necessidade de políticas públicas para a educação intercultural. Conclui-se que o PPGE-UFT tem contribuído significativamente para a produção de conhecimento e para a formação de profissionais comprometidos com a transformação social e a valorização da diversidade cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) e Professora Titular da Universidade Federal do Tocantins. Líder do Grupo de Pesquisa: História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação (HHFPE/CNPq).

Graciene Reis de Sousa, Instituto Federal do Tocantins

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Educação/UFT e professora do Instituto Federal do Tocantins. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação (HHFPE/CNPq). 

Referências

ANDRADE, Joana D’Arc Alves Paes. Estudantes indígenas da Universidade Federal do Tocantins no contexto da pandemia: desafios e perspectivas. 2022. 173 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.

AIRES, Helena Quirino Porto. Um estudo sobre a pedagogia da alternância em escolas família agrícola no Estado do Tocantins. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2015.

AQUINO, Isabella Cristina. Institucionalização do ProfHistória de Araguaína (2014–2018). 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2019.

BARROS, Aragoneide Martins. Às margens do Tocantins: memórias de professores aposentados em Miracema-TO (1960–1990). 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2020.

BORGES, Nadia Flausino Vieira. Tramas e tessituras: atividade docente no ensino de matemática no contexto da deficiência visual. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2015.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240–255, jul./dez. 2011.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 151–169, jan./abr. 2008.

CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151–169, jan./abr. 2010.

CARDOSO, Leudimar Amorim. Atividade docente no ensino de matemática em escolas do campo no município de Palmas–Tocantins. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2018.

CARVALHO, Kely Rejane Souza dos Anjos de et al. Formação de professores: estado do conhecimento das produções acadêmicas do PPGE-UFT (2014–2021). Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, e23023, 2023.

COLBALCHINI, Sandra. Matemática construída pelas mãos de artesãs: contextos e sentidos. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.

COSTA, Samara Queiroga Borges Gomes da. A educação intergeracional como tecnologia social: uma vivência no âmbito da Universidade da Maturidade – UFT. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2015.

COSTA, Vanda Elizete Vieira da. Narrativas de professores Xerentes: educação indígena no Centro de Ensino Médio Xerente Cemix Warâ – Tocantínia-TO. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.

CARRIJO, Walnélia Benigno Magalhães. Escola Comunitária – Casa Familiar Rural de Conceição do Araguaia/Pará: caminhada de lutas e resistências. 2018. 143 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2018.

FEITOSA, Leni Barbosa. Da flecha à caneta: escolarização indígena Mẽbêngôkre Gorotire. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2018.

FLEURI, Reinaldo Matias. Conversidade: interculturalidade e complexidade em contextos educacionais. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2013.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer? Teoria e prática em educação. São Paulo: Vozes, 2002.

GIMENO SACRISTÁN, J. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. In: ALCUDIA, R. et al. Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GOMES, Darlene Araújo. Percursos e desafios da Licenciatura em Educação do Campo na UFT. 2015. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2015.

GOMES, Edilene Batista. Instituição educativa no Piauí: Ginásio Nossa Senhora de Fátima (1970–1980). 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.

HANNISCH, Renato. Histórias e memórias da instituição educativa Universidade Luterana do Brasil – Ulbra Tocantins (1992–2004) no contexto da construção de Palmas. 2016. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2016.

JANZEN, Henrique Evaldo. Mediação cultural, abordagem comunicativa e ensino de língua estrangeira: o conceito linguístico de Bakhtin e os pressupostos da interculturalidade. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9–43, jan./jun. 2001.

LERNER, Delia. Enseñar en la diversidad. Lectura y Vida, Buenos Aires, v. 26, n. 4, dez. 2007.

LIMA, Enock Cabral de. A proposta pedagógica curricular bilíngue da Escola Maple Bear de Palmas. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.

McLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MEDEIROS, Thalita Melo de Souza. No vale, entre dois paredões verdes, uma nova esperança: perspectivas de transdisciplinaridade e ecoformação na Escola de Tempo Integral Professor Fidêncio Bogo. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2018.

MOREIRA, Silvio Inacio. A educação (escolar) indígena e o magistério indígena na produção dos Programas de Pós-Graduação da UFT/UFNT. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.

MORBECK, Natália Belo Moreira. Abordagem educativa para uso de medicamentos em remanescentes quilombolas: uma perspectiva freiriana. 2014. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2014.

NÓVOA, António. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

OLIVEIRA, Jocirley de. Tanatopedagogia escolar: práticas educativas intergeracionais da Universidade da Maturidade de Araguaína-TO. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2016.

SANTANA, Leonardo Sampaio Baleeiro. Educação indígena intergeracional na Universidade da Maturidade no território Akwẽ-Xerente de Tocantínia: a grande festa (Dasĩpê). 2024. 167 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024.

SANTOS, Thiago Ferreira dos. Desvelando cercas: o cenário da educação básica do e no campo no Estado do Tocantins. 2017. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2017.

SANTOS, Valdilei Gonçalves. A invisibilização de povos tradicionais e originários da educação intercultural nos currículos da educação básica. 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.

SOUZA, Marina Grigório Barbosa de. Histórias e memórias das cotas raciais na UFT: 2004–2014. 2015. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2015.

STREET, Brian V. Letramentos: teoria e prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TAVARES, Euler Rui Barbosa. A pessoa com deficiência visual e o processo de aprendizagem em Matemática: caminhos e descaminhos. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2018.

VICTOR, Paola Lazzaretti. Os métodos autocompositivos de solução de conflitos no ambiente da Universidade da Maturidade de Palmas/TO. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2018.

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

SANTOS, Jocyléia Santana dos; SOUSA, Graciene Reis de.
Retratos de Historicidades no PPGE da UFT– 2014 a 2024
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–27010, 27 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/27010. Acesso em: 9 jan 2026.

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)