Interculturalidade e Festejos juninos: identidade, tradição e valorização educacional em Caxias-MA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e26834%20Palavras-chave:
interculturalidade, festejo junino, currículo escolarResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla, cujo objetivo principal foi analisar a interculturalidade na constituição da identidade, da tradição e na valorização do festejo junino caxiense, buscando compreender de que forma essa manifestação cultural contribui para a formação humana dos estudantes da educação básica. A investigação partiu da seguinte questão norteadora: qual é a importância da ressignificação da cultura popular para a constituição da identidade, da tradição e para a valorização educacional do festejo junino caxiense? Parte-se do entendimento de que as manifestações culturais podem ser integradas ao currículo escolar, contribuindo significativamente para a formação identitária, crítica e emancipatória dos estudantes. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Candau (2012, 2016), Bhabha (1998), Freire (1996) e Hall (1992), cujas contribuições permitiram compreender a educação intercultural como um espaço de transformação e valorização das identidades culturais individuais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória com abordagem quali-quantitativa, utilizando-se a aplicação de questionários a 179 estudantes do Centro de Ensino Médio César Marques. Os resultados revelaram que a educação intercultural, ao incorporar elementos da cultura local, proporciona oportunidades concretas para a construção da identidade cultural dos estudantes, além de promover o reconhecimento e a valorização das tradições regionais. Dessa forma, torna-se indispensável o desenvolvimento de políticas educacionais que incentivem a inclusão da diversidade cultural no currículo escolar, viabilizando um ensino comprometido com o respeito à diferença e com a valorização da interculturalidade como eixo fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Downloads
Metrics
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. [Trad. Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro]. São Paulo: Edições 70, 2011.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BERTAGNOLLI, G. L. B. Processos de construção de identidades regionais: cultura imaterial, identidade e desenvolvimento. Perspectiva. Erechim, v. 39, n.148, p. 47-54, dez, 2015. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/148_532.pdf. Acesso em: 30 maio 2025.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade. Campinas, v.33, n.118, p. 235-250, jan/mar. 2012. Acesso em 16 jan. 2024.
CANDAU, Maria Vera. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n.161, p.802- 820, jul. 2016. Disponível em http://dói.org/10.1590/198053143455. Acesso em: abr. 2025.
CASTRO, Jânio Roque Barros de. Da casa à praça pública: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano. Salvador: EDUFBA, 2012.
COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GODOY, Elenilton Vieira. SANTOS, Vinício de Macedo. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.30, n.03, p.15-41, jul./set. 2014. Disponível em:
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1992.
JÚNIOR, Miguel Archanjo de Freitas; PERUCELLI, Tatiane. Cultura e Identidade: compreendendo o processo de construção/ desconstrução do conceito de identidade cultural. Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, v.2, p.111-133, jul./dez. 2019. Acesso em: 25 maio de 2024.
LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa: uma introdução- elementos para uma análise metodológica. São Paulo: Educ, 2002.
MOISÉS, J. de O. RIOS, M. M. BARBOSA, R. R. A manifestação bumba-meu-boi no município de Caxias – MA atualmente. IV FIPED: Encontro Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize Editora, 2012. A manifestação do Bumba-meu-boi no município de Caxias atualmente. Campina Grande, Realize Editora, 2012.
MINAYO, M. C. S. Conceito de avaliação por triangulação de métodos. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. P.19-52.
NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do; SILVA, Marcia Dutra da; RIBEIRO, Francisca Elyde da Silva Alves. Interculturalidade do Festejo Junino Caxiense: cultura popular, identidade e valorização social e educacional. Em Tempo de Histórias,[S. l.], v. 23, n. 44, p. 132–150, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/54317. Acesso em: 17 dez. 2025.
NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do; CARVALHO FILHA, Francidalma Soares Sousa. SANTOS, K.S. Ressignificação da cultura: registros e reflexões de uma experiência vivenciada sobre identidade e tradição do festejo junino no ensino médio. In. CABRAL, O. L. C. MACHADO, A. P. W.. (Org.). Práticas investigativas em educação: correlação entre formação e ensino. São Paulo: Editora Garcia Edizioni, 2019.
NASCIMENTO, Dulcilene Ribeiro Soares. A simbologia do imaginário popular nas festas juninas. Revista Científica Cognitions, Teresópolis, 2019, v.1, p. (1-9).
OLIVEIRA, Thyago Caminha B. de; SOBRAL, Phillippe Pessoa. Festa Junina, uma relação social e cultural com a indústria do povo. Festa Junina- Nordestinidade no design. Natal: UFRN, v. 1, n.12, p. 1- 12, mai 2012.
OLIVEIRA, Viviane Alice de. A história que se ensina e se aprende nas comemorações escolares em escolas de Educação Básica em Xinguara- PA: Festa Junina, dia da Independência e dia da Consciência Negra; 2018. 120f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11612/1709. Acesso em: 20 maio 2024.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n.3, p.443-466, set/dez, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação e Emancipação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.










