A interculturalidade na educação popular de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e26568

Palavras-chave:

Educação Popular, Interculturalidade, Paulo Freire

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a interculturalidade está presente na educação popular de Paulo Freire. Consiste em uma pesquisa bibliográfica, com base em leituras de obras e de autores que procuram compreender as conexões dialógicas que tratam sobre educação popular e a interculturalidade em Paulo Freire, bem como assuntos de interface com o tema em estudo. Os autores pesquisados tratam da educação popular no Brasil, dos estudos interculturais e da interculturalidade em Freire. As categorias fundantes que emergem são cultura e diálogo, entre outras. Nesse sentido, busca-se contribuir para o debate da interculturalidade na educação popular de Freire, que emerge das lutas da militância das classes populares no contexto educacional e cultural brasileiro dos anos de 1950 e 1960, considerando a relevância do diálogo no processo de educação popular e reconhecimento da diversidade cultural brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Miguel Costa Silva, Universidade do Estado do Pará

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Técnico da UEPA e Professor da Universidade Aberta do Brasil UAB/UEPA. Diretor de Acesso e Avaliação da UEPA. Membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA), e do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP).

Keila de Jesus Morais Lobato, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda em Educação - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora da Secretaria Municipal de Belém do Pará (SEMEC). Membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA), e do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP).

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação Especial – Universidade de São Carlos (UFSCAR). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Vice Coordenador do PPGED-CCSE-UEPA (2022-2023). Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA).

Referências

BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense. 49ª ed. (coleção primeiros passos). 2007.

BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense. 4ª ed. (coleção primeiros passos). 2016.

BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense. 34ª ed. (coleção primeiros passos). 2013.

BRANDÃO. Carlos Rodrigues. História do menino que lia o mundo. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2014.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU. (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2003.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, nº37, Janeiro/Abril, 2008.

FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 16-35, maio/ago. 2003.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural e formação de professores. João Pessoa: Edita do CCTA, 2018.

FLEURI, Reinaldo Matias. Desafios a educação Intercultural no Brasil. In: Revista Educação, Sociedade e Cultura. Nº 16, 2001, p. 45-62. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2020.

FREIRE, Paulo. Prefácio da edição em Língua Inglesa de Paulo Freire: A critical Encounter. In: Mclaren, Peter; Leonard, Peter; Gadotti, Moacir (organizadores). Paulo Freire: poder, desejo e memórias da libertação. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 83ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 16ª Ed. 2022.

MARCONDES, Maria Ines; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno; TEIXEIRA, Elizabeth Metodologias e técnicas de pesquisas em educação. Belém: EDUEPA, 2010.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Cultura e interculturalidade na educação popular de Paulo Freire. EccoS, São Paulo, n. 25, p. 109-124, jan./jun. 2011.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Paulo Freire: gênese da interculturalidade no Brasil. Curitiba: CRV, 2015.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno.; SANTOS, T. R. L. dos. Paulo Freire na América Latina e nos Estados Unidos: Cátedras e Grupos de Pesquisas. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 48, p. 106-139, abr./jun. 2018.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Resistências decoloniais: o ser e o viver em Enrique Dussel e Paulo freire In: Candau, Vera Maria (Org.) Pedagogias decoloniais e interculturalidade: insurgências. Rio de Janeiro: Apoena, 2020 (p.28-34).

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: Candau, Vera (Org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 07 Letras, 2009.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder: um pensamento e posicionamento "outro" a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ISSN - 2448-3303. V. 05, nº. 1, Jan.-Jul., 2019.

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

SILVA, Miguel Costa; LOBATO, Keila de Jesus Morais; BENTES, José Anchieta de Oliveira.
A interculturalidade na educação popular de Paulo Freire
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–26568, 27 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/26568. Acesso em: 9 jan 2026.

Edição

Seção

Dossiê Temático