A interculturalidade na educação popular de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e26568Palavras-chave:
Educação Popular, Interculturalidade, Paulo FreireResumo
Este artigo tem como objetivo analisar como a interculturalidade está presente na educação popular de Paulo Freire. Consiste em uma pesquisa bibliográfica, com base em leituras de obras e de autores que procuram compreender as conexões dialógicas que tratam sobre educação popular e a interculturalidade em Paulo Freire, bem como assuntos de interface com o tema em estudo. Os autores pesquisados tratam da educação popular no Brasil, dos estudos interculturais e da interculturalidade em Freire. As categorias fundantes que emergem são cultura e diálogo, entre outras. Nesse sentido, busca-se contribuir para o debate da interculturalidade na educação popular de Freire, que emerge das lutas da militância das classes populares no contexto educacional e cultural brasileiro dos anos de 1950 e 1960, considerando a relevância do diálogo no processo de educação popular e reconhecimento da diversidade cultural brasileira.
Downloads
Metrics
Referências
BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense. 49ª ed. (coleção primeiros passos). 2007.
BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense. 4ª ed. (coleção primeiros passos). 2016.
BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense. 34ª ed. (coleção primeiros passos). 2013.
BRANDÃO. Carlos Rodrigues. História do menino que lia o mundo. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2014.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU. (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2003.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, nº37, Janeiro/Abril, 2008.
FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 16-35, maio/ago. 2003.
FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural e formação de professores. João Pessoa: Edita do CCTA, 2018.
FLEURI, Reinaldo Matias. Desafios a educação Intercultural no Brasil. In: Revista Educação, Sociedade e Cultura. Nº 16, 2001, p. 45-62. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2020.
FREIRE, Paulo. Prefácio da edição em Língua Inglesa de Paulo Freire: A critical Encounter. In: Mclaren, Peter; Leonard, Peter; Gadotti, Moacir (organizadores). Paulo Freire: poder, desejo e memórias da libertação. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 83ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 16ª Ed. 2022.
MARCONDES, Maria Ines; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno; TEIXEIRA, Elizabeth Metodologias e técnicas de pesquisas em educação. Belém: EDUEPA, 2010.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Cultura e interculturalidade na educação popular de Paulo Freire. EccoS, São Paulo, n. 25, p. 109-124, jan./jun. 2011.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Paulo Freire: gênese da interculturalidade no Brasil. Curitiba: CRV, 2015.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno.; SANTOS, T. R. L. dos. Paulo Freire na América Latina e nos Estados Unidos: Cátedras e Grupos de Pesquisas. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 48, p. 106-139, abr./jun. 2018.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Resistências decoloniais: o ser e o viver em Enrique Dussel e Paulo freire In: Candau, Vera Maria (Org.) Pedagogias decoloniais e interculturalidade: insurgências. Rio de Janeiro: Apoena, 2020 (p.28-34).
WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: Candau, Vera (Org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 07 Letras, 2009.
WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder: um pensamento e posicionamento "outro" a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ISSN - 2448-3303. V. 05, nº. 1, Jan.-Jul., 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação e Emancipação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.










