Análise de vídeos do YouTube sobre Drogas em articulação com Documentos Curriculares Oficiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24135

Palavras-chave:

Audiovisual, Drogas, Documentos curriculares

Resumo

Autores defendem que o uso de drogas é intrínseco ao ser humano e afirmam que qualquer política de combate que se baseie na abstinência está fadada ao fracasso. Esse fato, juntamente com o estímulo de uma política não eficaz, culmina no surgimento da Redução de Danos (RD). As drogas passaram a ser uma preocupação escolar quando aumentaram seu alcance e os adolescentes passaram a sofrer com as consequências do uso. Há mais de 20 anos, documentos curriculares nacionais falam sobre o uso de drogas. Todavia, a literatura mostra que professores têm dificuldade de abordar a temática, tanto pela formação limitada quanto pela falta de recursos. Atualmente, ferramentas audiovisuais têm potencialidades no ensino, já que apresentam a linguagem imagética essencial à didática. Entretanto, elas não fazem o trabalho por si só: dependem de professores para escolher, planejar e definir formas de utilização. Neste artigo, temos como objetivo compreender as aproximações e os distanciamentos entre o que é veiculado sobre drogas nos vídeos do YouTube e o que nos dizem os documentos curriculares oficiais. Para isso, analisamos dois vídeos sobre drogas disponíveis no YouTube à luz das perspectivas sobre drogas encontradas nos documentos curriculares oficiais. A partir da análise, identificou-se que os vídeos apresentam abordagem mais próxima aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais, aproximando-se da RD, do que do documento curricular oficial mais atual – a Base Nacional Comum Curricular.

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Biografia do Autor

Gabriela de Souza Rabello, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Marcus Vinicius Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ, com pós-doutorado na FE-USP. Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ. Professor titular do IFRJ, onde exerce a função de Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) do Instituto NUTES da UFRJ.

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Publicado

2025-10-29

Como Citar

RABELLO, Gabriela de Souza; PEREIRA, Marcus Vinicius.
Análise de vídeos do YouTube sobre Drogas em articulação com Documentos Curriculares Oficiais
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24135, 29 Out 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24135. Acesso em: 8 nov 2025.

Edição

Seção

Artigos