O bullying narrado por educadores de escolas de Ladário-MS: um “olhar” pela Teoria Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.24

Palavras-chave:

bullying, preconceito, violência

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa local sobre o bullying vinculada ao projeto de pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, de abrangência nacional e internacional, que contou com financiamento do CNPq. A pesquisa tem como referencial teórico a Teoria Crítica da Sociedade e alguns autores que investigam o bullying. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que foram entrevistados doze professores que ministram aulas para o nono ano de duas escolas municipais. Os resultados indicam que poucos docentes identificam o bullying e reconhecem os agentes envolvidos, bem como têm dificuldade em pensar medidas para combatê-lo. Conclui-se que, embora haja avanços importantes no modelo de educação inclusiva, é preciso seguir na busca por elementos que envolvam os responsáveis pelo ensino em sala de aula na perspectiva da inclusão, o que inclui o enfrentamento a toda forma de violência escolar.

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Biografia do Autor

Isabella Fernanda Ferreira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/CPAN. Uma das fundadoras da Rede Nacional de Pesquisa dividida pelas cinco regiões do país “NEXOS – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar”. Líder do “NEXOS – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Centro-Oeste/Norte”.

Nivaldo Alexandre de Freitas, Universidade Federal de Rondonópolis

Doutor em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal de Rondonópolis do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEdu/UFR. Pesquisador do “NEXOS – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Centro-Oeste-Norte”.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

FERREIRA, Isabella Fernanda; FREITAS, Nivaldo Alexandre de.
O bullying narrado por educadores de escolas de Ladário-MS: um “olhar” pela Teoria Crítica
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 176–195, 15 Ago 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22604. Acesso em: 21 dez 2024.

Edição

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Artigos