O bullying narrado por educadores de escolas de Ladário-MS: um “olhar” pela Teoria Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.24

Palavras-chave:

bullying, preconceito, violência

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa local sobre o bullying vinculada ao projeto de pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, de abrangência nacional e internacional, que contou com financiamento do CNPq. A pesquisa tem como referencial teórico a Teoria Crítica da Sociedade e alguns autores que investigam o bullying. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que foram entrevistados doze professores que ministram aulas para o nono ano de duas escolas municipais. Os resultados indicam que poucos docentes identificam o bullying e reconhecem os agentes envolvidos, bem como têm dificuldade em pensar medidas para combatê-lo. Conclui-se que, embora haja avanços importantes no modelo de educação inclusiva, é preciso seguir na busca por elementos que envolvam os responsáveis pelo ensino em sala de aula na perspectiva da inclusão, o que inclui o enfrentamento a toda forma de violência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabella Fernanda Ferreira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/CPAN. Uma das fundadoras da Rede Nacional de Pesquisa dividida pelas cinco regiões do país “NEXOS – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar”. Líder do “NEXOS – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Centro-Oeste/Norte”.

Nivaldo Alexandre de Freitas, Universidade Federal de Rondonópolis

Doutor em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal de Rondonópolis do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEdu/UFR. Pesquisador do “NEXOS – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Centro-Oeste-Norte”.

Referências

ADORNO, S; LAMIN, C. Texto Medo, violência e insegurança. Segurança Pública e Violência: O Estado está cumprindo seu papel. São Paulo: Contexto, 2006.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

CARLOS, J. P. C. S. Bullying na adolescência: perfil psicológico de agressores, vítimas e observadores. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2015.

CFP-Conselho Federal de Psicologia. Educação Inclusiva: Experiências Profissionais em Psicologia. Brasília-DF, 2009.

CROCHÍK, J. L. Formas de violência escolar: preconceito e bullying. Movimento - Revista de Educação, Vitória-ES, Ano 2, n. 3, p. 29-56, 2015.

CROCHÍK, J. L.; COSTA, V. A.; FARIA, D. F. Contradições e limites das políticas públicas de educação inclusiva no Brasil. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro-SP, v. 30, n. 63, 2020. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14628.

FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas-SP: Verus, 2005.

FERREIRA, I. F.; MARTINS, B. A.; LIMA, C. A. Violência escolar no município de Ladário - MS: um relato sobre formação para criação de observatório. Revista Olhares, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 90-107, 2021.

FONTAINE, R.; RÉVEILLÈRE, C. Le bullying (ou victimisation) en milieu scolaire: description, retentissement vulnérabilisants et psychopathologiques. Annales Médico Psychologiques, v. 162, p. 588-594, 2004.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA — IBGE. 2015. Matrículas, docentes e rede escolar. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/cartograma/mapa.php?lang=&coduf=50&codmun=500520&idtema=156&codv=V04&search=mato-grosso-do-sul|ladario|sintese-das-informacoes-2015. Acesso em: 19 abr. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA — IBGE. Indicadores Sociais Municipais. 2018.

KRÜGER, H. Introdução à Psicologia Social. São Paulo: E. P. U. 1986, p. 34-122.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 2 ed. revista e ampliada. São Paulo: Boitempo, 2019.

LOPES NETO, A. A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 81, n. 5, (Supl), p. S164-S172, 2005.

MALTA, D. C. et al. Bullying em escolares brasileiros: análise da pesquisa nacional de saúde do escolar. Revista Brasileira de Epidemiologia, (Suppl Pense), p. 92-105, 2014.

MANTOAN, M. T. E; VALENTE, J. A. (1997) Contribuições para uma abordagem inovadora da educação de deficientes.In: MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Ser ou estar: eis a questão - explicando do déficit intelectual. Rio de Janeiro: WVA Editora e Distribuidora, 1997. p. 155-174.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Difel, 1984. (Livro 1, v. 1).

MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.23, pp.156-168.

OLIVEIRA, W. A. et al. Causas do bullying: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto-SP, v. 23, n. 2, p. 275-82, mar.-abr. 2015.

OLWEUS, D. Bully/Victim Problems in School: Facts and Intervention. European Journal of Psychology of Education, n. 12, p. 495-510, 1997.

RISTUM, M. Bullying escolar. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2010.

SAWAYA, S. M. Novas perspectivas sobre o sucesso e o fracasso escolar (pp. 197-213). In: OLIVEIRA, M. K.; SOUSA, D. T. R.; REGO, T. C. (org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

SILVA, J. L. B.; GOMES, E. B.; LIMA, I. S. Bullying na escola: uma revisão literária. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 426-436, set. 2017.

SOUZA, C. P.; ALMEIDA; L. C. P. Bullying em ambiente escolar. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v. 7, n. 12, 2011.

SOUZA, J. et al. Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

SPOSITO, M. P. Percepções sobre jovens nas políticas públicas de redução da violência em meio escolar. Pro-Posições, v. 13, n. 3, p. 71-83, 2002. Disponível em: http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/proposicoes/textos/39-dossie-spositomp_1.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.

SPOSITO, M. P. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e pesquisa, v. 27, n. 1, p. 87-103, 2001.

STARR, L. Bullying intervention strategies that work. 2005.

TIBALLI, E. F. A. Estratégias de inclusão frente à diversidade social e cultural na escola. In: LISITA, Verbena Moreira S. de S. e SOUSA, Luciana Freire E. C. P. (org.). Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

TORO, G. V. R.; G. V. R.; NEVES, A. S.; REZENDE, P. C. M. Bullying, o exercício da violência no contexto escolar: reflexões sobre um sintoma social. Psicologia: Teoria e Prática , v. 12, n. 1, p. 123-137, 2010.

VENTURA, A.; FANTE, C. Flagelos da modernidade: cyberbullying. In: FANTE, C.; PRUDENTE, N. P. (org.) Bullying em debate. São Paulo: Paulinas, 2015. (Coleção Pedagogia e Educação). p. 23-49.

VENTURA, A.; VICO, B. P.; VENTURA, R. Bullying e formação de professores: contributos para um diagnóstico. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 24, n. 93, p. 990-1012, out./dez. 2016.

ZALUAR, A; LEAL, M. C. Violência extra e intramuros. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 16, n. 54, p. 145-164, 2001.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

FERREIRA, Isabella Fernanda; FREITAS, Nivaldo Alexandre de.
O bullying narrado por educadores de escolas de Ladário-MS: um “olhar” pela Teoria Crítica
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 176–195, 15 Ago 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22604. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos