Moradas do belo na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p191-214

Palavras-chave:

Belo, Filosofia da Educação, Pedagogia

Resumo

O artigo destaca a reflexão sobre o belo, abordado no campo filosófico, para pensar os seus possíveis desdobramentos pedagógicos. Ancorado em vários autores, por vezes até dissonantes entre si, o artigo pretendeu priorizar o exercício de uma prática ainda necessária: superar o pensamento dualista, em que as lentes estariam focadas em destacar um dos lados para extinguir os demais. A morada do belo depende de muitas perspectivas, não será possível aprisioná-lo em um só lugar, conceito ou autor. O belo movido pela arte, pelo trágico e pela vida escapa sempre de apressadas conclusões e quer nos ver em movimento para sofisticar ainda mais as possíveis expressões deste existir humano. O destino da reflexão é o campo da educação, com o intuito de devolver a ela o direito a pensar e fazer o belo se materializar nas inúmeras possibilidades de formação humana.

Palavras-chave: Belo. Filosofia da Educação. Pedagogia

The homes of beauty in education

ABSTRACT 

The article highlights the reflection on the beauty, approached in the philosophical field, to think about its possible pedagogical consequences. Anchored by several authors, sometimes even dissonant with each other, the article intended to prioritize the exercise of a still necessary practice: overcoming dualistic thinking, where lenses would be focused on highlighting one side to extinguish the others. The home of beauty depends on many perspectives, it will not be possible to imprison it in one place, concept or author. Beauty, moved by art, tragic and life, always escapes hasty conclusions and wants to see us moving to further sophisticate the possible expressions of this human existence. The fate of reflection is the field of education in order to return to it the right to think and make the beauty materialize in the countless possibilities of human formation.

Keywords: Beauty. Philosophy of Education. Pedagogy,

Moradas de la belleza en la educación

RESUMEN

El artículo destaca la reflexión sobre lo bello, abordado en el campo filosófico, para pensar en sus posibles consecuencias pedagógicas. Anclados por varios autores, a veces incluso disonantes entre sí, el artículo pretendía priorizar el ejercicio de una práctica aún necesaria: superar el pensamiento dualista, donde las lentes se centrarían en resaltar un lado para extinguir los otros. La morada de la belleza depende de muchas perspectivas, no será posible encarcelarla en un solo lugar, concepto o autor. La belleza, movida por la arte, lo trágico y la vida, siempre escapa a conclusiones apresuradas y quiere vernos en movimiento para sofisticar aún más las posibles expresiones de esta existencia humana. El destino de la reflexión es el campo de la educación para devolverle el derecho a pensar y hacer que lo bello se materialice en las innumerables posibilidades de la formación humana.

Palabras clave: Bello. Filosofía de la Educación. Pedagogía.

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Biografia do Autor

Lúcia Schneider Hardt, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas especialmente a partir de Nietzsche. É líder do Grupo de pesquisa GRAFIA no qual coordena um sub: grupo: Bio-Grafia/Nietzsche. Integra ainda como colaboradora o Grupo de Pesquisa Nietzsche e a Teoria Política (GENTP). Membro do Grupo SUR PAIDEIA. Bolsista em produtividade em pesquisa-PQ-2.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

HARDT, Lúcia Schneider.
Moradas do belo na educação
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 1, p. p.191–214, 29 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16515. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos