v. 8 n. 19 (2025): Edição especial: Diálogos de políticas e experiências Sul-Sul - Brasil e Cuba

Capa: Daniele Corta Rufino (PPGGEO/UFMA)

Edição especial: Diálogos de políticas e experiências Sul-Sul - Brasil e Cuba

Publicado: 2025-10-09

Artigos

  • A revolução pelas letras e a jornada de alfabetização no Maranhão: um mapeamento do “Sim, eu posso” e os seus impactos sociais no combate ao analfabetismo

    Cristiano Benigno Machado, Sávio José Rodrigues, José Jonas Borges da Silva
    3-16
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25860
  • Programa residência pedagógica: ações da Liesafro para uma educação antirracista

    João Lucas Lira da Silva, Marcelo Pagliosa Carvalho
    17-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25652
  • Educação antirracista: importância, contribuições e os desafios encontrados por professores aptos para a sua execução

    Layla Thais da Silva Ferreira, Madja Drianny Ribeiro Ferreira, Cidinalva Silva Câmara
    28-41
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25651
  • Transversalizando Angela Davis: análise interseccional e histórica de mulheridades e travestilidades negras na contemporaneidade

    Lindleyrlan Ramos Silva, Samarone Carvalho Marinho
    42-50
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25537
  • Usos do território pelo agronegócio e discurso de modernização do MATOPIBA

    Ellen Cristinne da Silva Ambrosio, Sávio José Dias Rodrigues
    43-54
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25646
  • Negociação de identidades na obra vencidos e degenerados (1915) de Nascimento Moraes

    Lívia Teixeira Costa
    55-64
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25657
  • José Martí e Paulo Freire: a educação como obra de infinito amor

    Maristela Sena dos Santos, Viviane de Oliveira Barbosa
    65-78
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25692
  • Análise da Resolução nº 2.858: acessibilidade e inclusão na Universidade Federal do Maranhão Accessibilité et inclusion à l’Université Fédérale du Maranhão

    Thais Ribeiro Santos, Anderson Oliveira Silva Junior, Teresa Cristina Lafontaine
    79-94
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26484
  • Experiência transformadora: a prática pedagógica da Liesafro na escola quilombola Luiz Alves Ferreira

    Marcelo Pagliosa Carvalho , Margareth Argemira de Almeida, Sheila Cristina Costa Carreiro
    95-104
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25637
  • Artesanato inclusivo: relato de experiência sobre a participação de um aluno surdo na escola municipal de Santa Inês/MA/BRASIL

    Agnes Riquelle Carvalho Marques, Gracy Kelia Lopes Silva, Sandro José de Sousa Cruz, Teresa Cristina Lafontaine
    105-115
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26139
  • Territorialidade e etnicidade em Camaputiua: resistências de um quilombo no Maranhão profundo

    Nanashara Carneiro Oliveira Santos, Viviane de Oliveira Barbosa
    116-129
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26176
  • Patrimônio acessível: relato de experiência sobre a visita guiada para surdos no Teatro Arthur Azevedo

    Helen Vanessa Silva Lopes, Vandilma Sousa Aguiar, Teresa Cristina Lafontaine
    130-138
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26274
  • O movimento LGBTQIAPN+ e a negritude raça, classe, gênero, sexualidade e as diversas formas de discriminação

    Evelyn Sabrina Macedo Rocha, Maiza Pereira Pinheiro , Tatiane da Silva Sales
    139-148
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25656