Transversalizando Angela Davis: análise interseccional e histórica de mulheridades e travestilidades negras na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25537Palavras-chave:
Gênero, Racismo, Travestilidade, Interseccionalidade, Angela DavisResumo
Este ensaio, introduz a vida e obra da filósofa Angela Davis e de como ela inspirou em seus escritos as minhas vivências acadêmica e ativista enquanto uma mulher trans e travesti, e o porquê a escolha para citar tal autora nesse trabalho. Compreende-se assim o conceito de interseccionalidade em seus trabalhos na visão feminista e o encarceramento em massa das prisões. Problematiza-se a questão da produção capitalista, como um sistema opressor e excludente, principalmente de mulheres negras, e como o principal causador da divergência e tensões entre os mesmos grupos subalternizados. Estuda-se também os momentos históricos de grupos dominantes que se aliavam aos dominados por um determinado objetivo social, mas gerando relações contraditórias. Analiso as minhas narrativas enquanto uma mulher trans/travesti no meio periférico e acadêmico e debruço-me sobre estar nesses espaços como um corpo indesejado, assim como o tão malfadado ideal de feminilidade. Conclui-se com a questão do chamado “contrato social” que naturaliza o racismo estrutural assim como o “punitivismo”.
Downloads
Referências
BENEVIDES, Bruna. Dossiê: assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2023. Brasília, DF: Distrito Drag; ANTRA, 2024.
DA SILVA, Alex Sander. Angela Davis e a luta pela liberdade em tempos de crise. Unisul, Tubarão, v.12, n. 22 p. 429-433, Jun/Dez, 2018.
DAVIS, Angela. A liberdade é uma constante. Trad. Heci Regina Candiani. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2018.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Ed. UFBA, 2008.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio A. A Recepção de Fanon no Brasil e a Identidade Negra. Novos Estudos Cebrap, nº 81, 2008.
KAAS, Hailey. “O que é cissexismo?”. Transfeminismo, 2012. Disponível em: https://transfeminismo.com/o-que-e-cissexismo/ Acesso em: 01 set, 2024.
TRUTH, Soujourner. “E não sou uma mulher?”. 2014. Disponível em: http://www.geledes.org.br/e-nao-sou-uma-mulher-sojourner-truth/#gs.h8jBXJA/ Acesso em 01 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
