Artesanato inclusivo: relato de experiência sobre a participação de um aluno surdo na escola municipal de Santa Inês/MA/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26139Palavras-chave:
Surdez, Libras, Atendimento, Educacional, EspecializadoResumo
O aporte teórico da Educação Especial aponta que o ensino de pessoas com deficiência aconteceu por algum tempo em instituições específicas, reforçando modelos excludentes de educação. Com o passar do tempo, as instituições escolares foram se moldando para a oferta de atendimento especializado para esse alunado, passando a realizar um trabalho pautado na perspectiva inclusiva. O presente trabalho relata a experiência da professora da Sala de Recursos Multifuncional (SRM) e da intérprete de Libras frente à participação de um aluno com paralisia cerebral discinética, com sequelas motoras e surdez, no projeto intitulado “Artesanato Inclusivo’’. Para tanto, os objetivos deste trabalho foram: compartilhar as narrativas de experiências no projeto intitulado “artesanato inclusivo”, desenvolvido na SRM da escola municipal Humberto de Campos, localizada no município de Santa Inês/MA/Brasil. Os resultados alcançados relacionados ao desenvolvimento linguístico, das funções cognitivas e sociais do estudante em questão, servirão como arcabouço metodológico para as nossas narrativas em formato de relato de experiência, contemplando a narrativa docente como autobiográfica. Os resultados deste trabalho apontam para uma prática pedagógica pautada na educação libertadora e emancipadora de pessoas com deficiência/surdez frente aos desafios da busca por uma política pública de direitos humanos e sociais.
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