Artesanato inclusivo: relato de experiência sobre a participação de um aluno surdo na escola municipal de Santa Inês/MA/BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26139

Palavras-chave:

Surdez, Libras, Atendimento, Educacional, Especializado

Resumo

O aporte teórico da Educação Especial aponta que o ensino de pessoas com deficiência aconteceu por algum tempo em instituições específicas, reforçando modelos excludentes de educação. Com o passar do tempo, as instituições escolares foram se moldando para a oferta de atendimento especializado para esse alunado, passando a realizar um trabalho pautado na perspectiva inclusiva. O presente trabalho relata a experiência da professora da Sala de Recursos Multifuncional (SRM) e da intérprete de Libras frente à participação de um aluno com paralisia cerebral discinética, com sequelas motoras e surdez, no projeto intitulado “Artesanato Inclusivo’’. Para tanto, os objetivos deste trabalho foram: compartilhar as narrativas de experiências no projeto intitulado “artesanato inclusivo”, desenvolvido na SRM da escola municipal Humberto de Campos, localizada no município de Santa Inês/MA/Brasil. Os resultados alcançados relacionados ao desenvolvimento linguístico, das funções cognitivas e sociais do estudante em questão, servirão como arcabouço metodológico para as nossas narrativas em formato de relato de experiência, contemplando a narrativa docente como autobiográfica. Os resultados deste trabalho apontam para uma prática pedagógica pautada na educação libertadora e emancipadora de pessoas com deficiência/surdez frente aos desafios da busca por uma política pública de direitos humanos e sociais. 

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Biografia do Autor

Agnes Riquelle Carvalho Marques, SEMED de Santa Inês-MA

Pós-Graduada em Educação Especial Inclusiva – UEMA. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial – UCAM. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia – ESTÁCIO. Professora do Atendimento Educacional Especializado da SEMED/Santa Inês-MA.

Gracy Kelia Lopes Silva, Universidade Federal do Maranhão

Pós-graduanda em LETRAS, PGLETRAS/UFMA; SEMED/Santa Inês-MA, Brasil.

Sandro José de Sousa Cruz, SEMED de Santa Inês-MA

Especialista em Libras e Educação Especial – Universidade Cândido Mendes. Graduado em Ciências Biológicas – UEMA. Professor SEMED/Santa Inês/Pindaré-Mirim-MA.

Teresa Cristina Lafontaine, Universidade Federal do Maranhão

Professora Ma. do Departamento de Letras/UFMA.

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Publicado

2025-10-09

Como Citar

Marques, A. R. C., Silva, G. K. L. ., Cruz, S. J. de S., & Lafontaine, T. C. (2025). Artesanato inclusivo: relato de experiência sobre a participação de um aluno surdo na escola municipal de Santa Inês/MA/BRASIL. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 8(19), 105–115. https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26139